Script = https://s1.trrsf.com/update-1747233309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como evitar imprevistos em viagens de trabalho

O setor faturou R$ 13,5 bilhões em 2024

29 abr 2025 - 06h09
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O mercado de viagens corporativas no Brasil alcançou R$ 13,5 bilhões em 2024 e, para evitar prejuízos com imprevistos, especialistas recomendam seguros que protegem colaboradores, fortalecem a responsabilidade corporativa e melhoram a experiência dos funcionários.
Foto: Freepik

O mercado de viagens corporativas no Brasil vive um momento de grande crescimento. Em 2024, o setor registrou um faturamento recorde de R$ 13,5 bilhões, conforme dados da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas). Além disso, uma pesquisa realizada pela Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) revelou que 27% dos gestores investiram mais de R$ 20 milhões em viagens de negócios no último ano, enquanto 22% destinaram entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões exclusivamente para deslocamentos dentro do Brasil.

Contudo, grande parte dos investimentos dessa natureza pode ser comprometida devido a imprevistos. Cancelamentos de voos, extravio de bagagens e emergências médicas são apenas alguns dos contratempos que podem surgir. Quando o inesperado acontece, a grande questão é: quem assume o custo?

Garantir que tudo corra bem durante uma viagem corporativa não é apenas uma questão de conveniência, mas de estratégia. Para Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagens, uma boa alternativa para fugir de situações inesperadas são os seguros de viagem: "Eles não apenas protegem os colaboradores em deslocamento, mas também minimizam os riscos financeiros associados a essas eventualidades".

Na prática, as coberturas dos seguros incluem atendimento médico de emergência, cancelamento e interrupção da viagem, extravio de bagagem e assistência 24h. "Viagens a trabalho envolvem planejamento, metas e expectativas. Um colaborador que sabe que tem suporte caso algo saia do controle viaja mais tranquilo, trabalha melhor e volta sem trauma, ou despesas inesperadas para a empresa", destaca Hugo Reichenbach.

Além de proteger os interesses da organização, ações que garantem maior segurança e proteção das viagens contra possíveis imprevistos e condições adversas demonstram responsabilidade corporativa, fortalecendo a cultura organizacional. Isso também pode fortalecer o employer branding, ajudando a atrair e reter talentos ao mostrar que a empresa valoriza o bem-estar de sua equipe. “Empresas que se preocupam com a segurança de seus funcionários mostram que valorizam seu capital humano. E isso faz diferença na retenção de talentos”, destaca o diretor da Real.

Para o especialista, um seguro viagem para viagens corporativas não é apenas um item a mais na checklist da empresa. É um investimento inteligente que protege tanto pessoas quanto resultados. "Afinal, se preparar para o inesperado é uma das maiores estratégias de quem quer seguir crescendo, e sem surpresas desagradáveis pelo caminho. Ao proporcionar segurança e suporte durante as viagens, as organizações não apenas protegem seus funcionários, mas também garantem uma experiência mais tranquila e produtiva”, finaliza.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade