Como a IA ajuda CEOs a navegar nesse 2025 turbulento
A utilização da inteligência artificial (IA) se torna cada vez mais indispensável para as empresas enfrentarem a volatilidade do mercado global e tomarem decisões informadas e estratégicas.
O que sua empresa vai fazer neste fevereiro que começa? E qual a meta pro final do ano? Tá difícil navegar tanta turbulência? Quem ler a edição anual da veneranda The Economist, com as projeções para os próximos 12 meses, vai ficar de cabelo em pé. Pra completar, 46% dos CEOs globais identificam a recessão econômica como uma questão de alto impacto para 2025.
Nessa era de volatilidade maluca, que vai dos mercados à geopolítica à guerra cultural, os CEOs mais prudentes já estão recorrendo à inteligência artificial pra estrela-guia.
À medida que avançamos por este ano tão incerto, a IA só vai se tornar mais indispensável para dimensionar riscos, reagir às incertezas e planejar o futuro - inclusive o futuro já: o próximo passo.
Aprimore a Tomada de Decisões
A capacidade da IA de processar grandes quantidades de dados e identificar padrões está transformando completamente o planejamento estratégico. Análise preditiva é um dos fortes da IA, por definição.
Ao fornecer insights baseados em dados e simular vários cenários, a IA te ajuda a tomar decisões mais informadas em ambientes complexos.
Com as tensões e tarifas afetando o comércio global, por exemplo, cabe ao CEO priorizar a resiliência da cadeia de suprimentos. A IA está na vanguarda desse esforço, com 71% dos CEOs dos EUA planejando alterar suas cadeias de suprimentos nos próximos 3 a 5 anos. Como identificar rapidamente opções alternativas? Usando IA.
IA para Previsão Estratégica
Modelos de IA generativa como o GPT da OpenAI e o Claude da Anthropic facilitam demais o planejamento de cenários. Essas ferramentas podem processar vastos conjuntos de dados - desde métricas internas de negócios até notícias globais e relatórios da indústria - para identificar tendências críticas e incertezas.
Elas permitem que as organizações gerem múltiplos cenários plausíveis. Depois os refinem, testando sua consistência lógica. E explorem narrativas detalhadas, que iluminarão os diversos caminhos que a empresa pode tomar.
Claro que já existem plataformas especializadas para Planejamento de Cenários. É o caso da Anaplan. Ele integra análise de dados impulsionada por IA com modelagem preditiva, ajudando executivos a simular vários resultados com base em variáveis financeiras, operacionais e de mercado.
Outra é a Portage, que oferece insights curados de tendências emergentes em tecnologia, política e meio ambiente.
Lembra da sigla “VUCA”? “Volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade”? É o novo normal. Felizmente, temos agora a IA para nos ajudar a fazer uma travessia segura.
E você, CEO, conta com o time incrível da Woopi Stefanini para levar a IA para o centro de suas operações - e previsões.
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.