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5 motivos para contratar pessoas com mais de 50 anos

Etarismo tá fora de moda. Contratar 50+ trará visibilidade ao seu negócio

2 jun 2022 - 04h00
(atualizado às 11h43)
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“É preciso se desprender da ideia de que as pessoas mais velhas são pouco atualizadas”, diz Denise Asnis 
“É preciso se desprender da ideia de que as pessoas mais velhas são pouco atualizadas”, diz Denise Asnis
Foto: Taqe / Divulgação

Não é uma prática nova no mercado, mas cada vez mais precisa ser combatida. Trata-se do etarismo (também chamado de ageísmo), a discriminação contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados à idade. A velha prática do “Você não tem mais idade para isso” atinge também o mercado de trabalho.

A Fundação Getúlio Vargas apontou em estudo recente que 75% das empresas evitam contratar pessoas mais velhas. E muito desse preconceito é ocasionado por visões distorcidas da realidade, como achar que os mais jovens estão mais atualizados com as tendências do mercado.

“A equipe de recrutamento e seleção precisa se desprender da ideia de que as pessoas mais velhas são inflexíveis e pouco atualizadas quando falamos de tecnologia, ou ainda que elas são resistentes às mudanças”, diz Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção virtual. “Outra ideia problemática é a de que pessoas mais velhas podem custar mais caro para a empresa, sem considerar a sua experiência, essas crenças são limitantes e podem impedir que o negócio se desenvolva de uma maneira sustentável. Hoje vivemos esse encontro inédito de quatro gerações ocupando os mesmos espaços profissionais e isso pode ser aproveitado pelas empresas como forma de potencializar a troca de conhecimento entre essas diferentes faixas etárias.”

Para combater o etarismo, a especialista aponta 5 razões pelas quais as empresas deveriam investir na contratação de pessoas com mais de 50 anos. 

1. Mais diversidade 

“Hoje em dia a diversidade já é um tópico mandatório nas empresas, deixando de ser algo diferencial. Além disso, empresas com diversidade de idades incentivam a troca de experiências e de perspectivas entre os colaboradores”, explica ela. 

2. Mais experiência

“Ter um profissional que já trabalhou em diferentes cenários pode ser um diferencial estratégico para a empresa. Pessoas com mais experiência conseguem prever os movimentos do mercado e, dessa forma, antecipar problemas e encontrar a solução mais rápido.” 

3. Mais maturidade

“Profissionais com muito tempo de carreira podem ter mais maturidade na hora de tomar uma decisão que pode contemplar pontos que profissionais mais jovens talvez não tenham percebido. Isso pode fazer com que o time tenha mais segurança na hora de tomar uma decisão. Eles ainda podem ser bons líderes, pois compartilham com o time os sucessos e os erros ao longo de sua carreira profissional.” 

4. Habilidades de comunicação interpessoal

“Outro ponto é que esses profissionais costumam ter boas habilidades de comunicação interpessoal, pois desenvolveram ao longo da sua tragetória profissional e também por raramente se comunicam por e-mail, aplicativos ou vídeo chamada. Além disso, estes, também não costumam trocar de emprego diversas vezes, pois eles tendem a saber o que querem.”

5. Redes de contato

“Por já terem tido experiência profissional ao longo da carreira é normal que eles conheçam pessoas de diferentes áreas e diferentes empresas. Para quem trabalha com prospecção de clientes, por exemplo, isto pode ser primordial. E por terem uma ampla experiência profissional eles também têm grande networking, e podem criar conexões importantes para a sua empresa.”

Empresas que contratam quem tem mais de 50 anos ganha visibilidade como promotora da diversidade e inclusão. 

“Ao abrir uma vaga e fazer contratações, incentive a equipe de recursos humanos a olhar os currículos enviados por pessoas mais velhas. Com isso, muitos talentos podem ser redescobertos”, finaliza Asnis.

Redação Dinheiro em Dia
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