4 dicas para atrair mais clientes nas redes sociais e aumentar as vendas
Empreender no Brasil é um desafio que exige estratégia, criatividade, adaptação constante e o Terra pode te ajudar a construir sua presença
De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios do Sebrae, microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs) movimentam juntos cerca de R$ 420 bilhões por ano, sendo R$ 140 bilhões provenientes dos MEIs e R$ 280 bilhões das MPEs. Esses números mostram a força do empreendedorismo nacional, que sustenta milhões de famílias e gera oportunidades em diferentes setores.
Crie sua página profissional e ganhe domínio e e-mail grátis, no plano anual!
Mas, antes de olhar para números em vendas, o micro e pequeno empreendedor precisa desenhar sua estratégia de promoção, incluindo marketing digital. Entender esta área como uma ferramenta indispensável é essencial para quem quer escalar resultados.
A adoção de estratégias de inbound marketing, com conteúdos relevantes otimizados para SEO, ou seja, técnicas para aumentar as buscas por seu negócio no Google, atrai clientes de forma orgânica. Além disso, anúncios pagos customizados para seu público-alvo, parcerias com influenciadores e a criação de landing pages exclusivas para campanhas potencializam o alcance.
Essas práticas ajudam a construir um funil de vendas eficiente, que vai da atração do público à fidelização do cliente.
Estratégias que fazem a diferença no Instagram
Para quem busca aumentar o faturamento e alcançar mais clientes, as redes sociais — especialmente o Instagram — se tornaram verdadeiras vitrines digitais. Vender mais no Instagram exige algumas práticas fundamentais:
Mantenha uma comunicação próxima utilizando recursos como o Direct para tirar dúvidas e fortalecer a confiança;
Ativar ferramentas como Instagram Shopping pode acelerar o processo de compra, transformando seguidores em compradores;
Invista em fotos de qualidade e vídeos curtos nos Reels, que ajudam a destacar produtos em meio à concorrência;
Crie vantagens exclusivas para seguidores, como cupons de desconto ou promoções relâmpago, e garantir descrições claras sobre produtos, prazos e políticas de entrega. E não esqueça de simplificar o processo de pagamento para evitar desistências!
*Este conteúdo foi produzido a partir do artigo 5 dicas para ter sucesso nos negócios (22 de agosto de 2023) e otimizado com suporte de inteligência artificial.