Economia - Invertia

Guia do 13º Salário

Confira dicas

Poupança

Os valores depositados em poupança são atualizados com base na taxa referencial (TR), acrescida de juros de 0,5% ao mês. Os valores depositados e mantidos em depósito por prazo inferior a um mês não recebem nenhuma remuneração. A data de remuneração será o dia 1º de cada mês, aplicando-se o índice correspondente ao dia 1º do mês anterior.

Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RDB)

O CDB é um título de crédito emitido pelos bancos e o RDB é o recibo. Ambos só podem ser resgatados no prazo estipulado, caso contrário, haverá deságio. O CDB pode render com taxas pré-fixadas ou pós-fixadas. Os dois geram obrigação de o banco pagar ao aplicador, ao final do prazo contratado, a remuneração prevista - que será sempre superior ao valor aplicado. O prazo mínimo varia de um dia a 12 meses, dependendo do tipo de remuneração contratada.

Fundos de investimento

Fundos de Depósito Interfinanceiro (DI) - Esse tipo de fundo de investimento aplica em ações do governo, com juros pós-fixados, afetados pela Selic. Portanto, são mais vantajosos quando a taxa básica de juros do País estiver em alta.

Fundos de renda fixa - Esse tipo de fundo de investimento também aplica em ações do governo, mas com juros pré-fixados, com taxas já conhecidas. Costumam ser mais vantajosos que o DI quando a Selic está em queda.

Para os investimentos de longo prazo - como guardar dinheiro para faculdade dos filhos – orienta-se o uso dos fundos de ações, que são mais arriscados, mas têm bom retorno em longo prazo.

Já no caso de investimentos de curto prazo, sugere o uso de renda fixa, DI ou poupança - ainda rentável no Brasil, já que o País tem os juros reais mais altos do mundo.