PUBLICIDADE

Haddad é o ministro com imagem mais positiva entre deputados, e Rui Costa tem a mais negativa

A informação foi extraída da pesquisa Genial/Quaest que ouviu 183 deputados federais

27 mai 2024 - 11h35
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, foi avaliado positivamente por 48% dos deputados federais, enquanto Rui Costa, da Casa Civil, foi rejeitado em 39%. Outros ministros tiveram avaliações mistas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Rui Costa, da Casa Civil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Rui Costa, da Casa Civil
Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais bem avaliado pelos deputados federais em pesquisa da Genial/Quaest. Na outra ponta, Rui Costa, da Casa Civil, apaeceu com a avaliação mais negativa.

Os dados referem-se a um recorte da pesquisa O que pensam os deputados federais?, acessada pela coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 29 de abril e 20 de maio e ouviu 183 deputados federais (35% do número total). Há uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais.

Haddad foi citado positivamente por 48% dos deputados federais, enquanto 29% avaliaram sua atuação como negativa, e 20%, como regular. Outros 3% não souberam responder.

O percentual dos deputados que são da base do governo e aprovam o trabalho de Haddad é de 82%, enquanto 3% o desaprovam. Na oposição, 66% o avaliam negativamente, e 12%, positivamente.

Já Rui Costa é rejeitado tanto na avaliação geral quanto pela oposição. No geral, 39% veem sua gestão como negativa, e 29% dizem que é positiva. Outros 27% consideraram regular e 4% não souberam responder.

Entre a oposição, a rejeição a Costa subiu para 75%, e 5% dizem que o aprovam. Entre a base do governo, 56% o avaliam positivamente, e, 13%, negativamente.

Veja a avaliação de outros ministros que aparecem na pesquisa:

  • Simone Tebet, ministra do Planejamento, tem 39% de avaliações positivas, e 28% negativas;
  • Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, aparece com 33% das menções positivas, e 35% negativas;
  • Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, tem 28% de avaliações positivas, e 25% negativas.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade