PUBLICIDADE

Fed alerta em relatório para vulnerabilidades do setor financeiro

1 mar 2024 - 14h04
Compartilhar
Exibir comentários

O Federal Reserve disse nesta sexta-feira em um relatório que há vulnerabilidades "notáveis" em relação à estabilidade financeira, embora tenha acrescentado que o estresse que os bancos estavam enfrentando na primavera passada nos EUA tenha diminuído.

O relatório do Fed vinculou as vulnerabilidades aos níveis de empréstimos, observando que "os declínios nos valores justos dos ativos de renda fixa foram consideráveis em relação ao capital regulatório de alguns bancos".

Mas o Fed também disse que "o estresse agudo no sistema bancário diminuiu desde a primavera passada, e os índices de capital regulatório baseado em risco dos bancos permaneceram sólidos e aumentaram de forma geral, conforme os lucros bancários foram robustos e os bancos reduziram as distribuições de capital".

Em relação à economia, o Fed reiterou que está comprometido com o retorno das pressões inflacionárias para a meta de 2% e disse que o Comitê Federal de Mercado Aberto, que estabelece a taxa básica de juros, "não espera que seja apropriado reduzir os custos de empréstimos até que tenha adquirido maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%".

O relatório semestral ao Congresso dos Estados Unidos vem antes dos dois dias de depoimento do chair do Fed, Jerome Powell, marcados para quarta e quinta-feira da próxima semana.

Em geral, o relatório é uma recapitulação dos desdobramentos econômicos e das medidas tomadas pelo Fed no período desde a atualização anterior fornecida aos parlamentares, mas pode oferecer novas perspectivas sobre alguns dos dados econômicos mais recentes e sobre assuntos como a estabilidade financeira.

É provável que Powell enfrente uma enxurrada de perguntas de parlamentares sobre a postura rígida da política monetária do Fed e as expectativas de flexibilização, um tópico sensível em um ano de eleições presidenciais.

Vários democratas do Congresso já estão questionando Powell sobre a alta taxa de juros, reclamando que elas estão exacerbando a já precária acessibilidade de moradias para famílias de baixa e média renda.

Os republicanos, por sua vez, têm criticado a resposta inicialmente lenta do Fed à inflação e podem criticar Powell por indicações de que ele pode reduzir os juros antes da eleição de novembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade