PUBLICIDADE
AO VIVO
Refugiada fala sobre os desafios para recomeçar no Brasil

Especialista aponta qual momento certo para buscar o smart money

Recurso pode acelerar o crescimento e posicionar a empresa para um sucesso duradouro no mercado

5 jun 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O conceito de smart money é o investimento de indivíduos ou instituições experientes no mercado que incluem capital, conhecimento, redes de contato e estratégias. Neste tipo de transação, o foco é o crescimento sustentável para a criação de valor de longo prazo.
Marcus Marques alerta que escolher o momento certo para buscar smart money é fundamental
Marcus Marques alerta que escolher o momento certo para buscar smart money é fundamental
Foto: Divulgação

O conceito de smart money refere-se ao capital investido por indivíduos ou instituições com um profundo conhecimento do mercado e uma vasta experiência em investimentos. Este tipo de transação não se limita apenas ao aporte financeiro, uma vez que envolve conhecimento, redes de contato e estratégias de crescimento, que são essenciais para as empresas que almejam o sucesso. 

Em vez de apenas fornecer capital, os investidores se envolvem no desenvolvimento do negócio, contribuindo para a tomada de decisões ajudando a empresa a lidar com os desafios do mercado. Isso pode significar um lugar no conselho de administração, influência em alguns setores ou mesmo a implementação de novas práticas operacionais. A contrapartida para o empresário é renunciar a um certo grau de controle e estar disposto a incorporar a expertise e as sugestões recomendadas.

Marcus Marques, especialista em aceleração empresarial, explica que nos últimos anos, empresários têm reconhecido o valor deste tipo de transação e por conta disso, têm feito sociedades estratégicas para alavancar suas empresas. “Essas parcerias podem tomar a forma de aquisições, onde uma empresa maior e mais estabelecida compra uma outra menor, trazendo não só capital, mas também experiência operacional”, aponta.

A escolha do momento certo

O momento certo para buscar smart money é fundamental. Geralmente, isso ocorre quando já existe um produto ou serviço validado no mercado e por isso a empresa já está pronta para escalar, mas precisa de mais do que apenas capital para fazê-lo. 

“Identificamos esse cenário com a Fidelizi, parcialmente adquirida pelo grupo Acelerador, que agora compõe oito instituições no total”, destaca.

Para que a parceria seja benéfica, Marcus reforça que é essencial que haja alinhamento de valores e objetivos entre os empresários e os investidores.  “O gestor deve estar preparado para uma colaboração intensa e aberta, onde o foco principal é o crescimento sustentável e a criação de valor a longo prazo. A transparência, a comunicação constante e a disposição para aprender e adaptar-se são os pilares dessa relação”, aconselha.

Vitor Kosaka, CEO da Fidelizi, defende que o conhecimento profundo, networking e sinergia podem impulsionar o crescimento da empresa. 

“O time tem sede por crescimento e busca excelência e principalmente sucesso duradouro no mercado. Empresários que compreendem e utilizam essa estratégia de forma eficaz estão melhor posicionados e conseguem capitalizar em oportunidades para, enfim, alcançarem um crescimento sustentável”, finaliza.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade