1 evento ao vivo

Veja o que avaliar ao comprar tablets e smartphones online

Eletrônicos devem ter grande procura nesta edição da Black Friday

  • separator
  • 0
  • comentários

Uma das categorias mais procuradas pelos consumidores nesta Black Friday será a de eletrônicos, especialmente tablets e smartphones. Se você está pensando em comprar esses produtos, tente se planejar antes para saber exatamente qual mercadoria você quer adquirir.

Como a procura será intensa, o tráfego nos sites deve aumentar, especialmente a partir da meia-noite, e a disponibilidade de estoque também estará sujeita à quantidade de compradores. Por isso, se você já souber o que deseja, vai ficar mais fácil encontrar logo a melhor oferta.
 
Preparamos dicas para você se planejar. Confira seis itens que você deve avaliar antes de comprar eletrônicos pela internet:
 
1) Sistema operacional, performance, ferramentas e aplicativos
Entenda quais são as suas necessidades em um smartphone ou tablet. Você utiliza muitos aplicativos? Apenas redes sociais? Precisa de muita memória, pois lê livros e documentos extensos pelo celular? Quer usar o tablet apenas para navegar na web? Faça essas perguntas a si mesmo antes de decidir. O que faz um aparelho funcionar bem (abrir pastas com rapidez, não travar, etc.) é a combinação entre seu processador, memória RAM e espaço para armazenar arquivos. Essas informações estão todas disponíveis nas lojas eletrônicas e você pode inclusive comparar modelos em sites especializados.
 
2) Memória
Nesse caso você também deve ter em mente qual é a função que o aparelho tem no seu dia a dia. Você armazena muitas fotos, imagens, áudios no smartphone? Precisa de espaço para aplicativos pesados? O comparador de preços Zoom fornece um parâmetro interessante para avaliar a necessidade de memória de um tablet. Se você achar interessante, pode utilizar como base para avaliar a memória em um smartphone.
- Tablet 8GB: espaço ideal para acessar redes sociais, sites e ler e-mails;
- Tablet 16GB: para quem usa o tablet para ouvir músicas e ainda para ler alguns livros digitais;
- Tablet 32GB ou 64GB: serão suficientes para quem quer uma biblioteca inteira em um aparelho.

Entenda quais são as suas necessidades em um smartphone ou tablet antes de fazer uma compra
Entenda quais são as suas necessidades em um smartphone ou tablet antes de fazer uma compra
Foto: William Perugini/Shutterstoc

3) Dimensões e tela
O tamanho dos aparelhos segue uma sazonalidade quase semelhante às coleções de moda. Já houve épocas em que predominavam modelos de celulares gigantes, depois minúsculos, e hoje estamos na tendência das telas grandes novamente. Podem ser mais confortáveis, por exemplo, para quem trabalha com digitação, pois o teclado fica maior. Para outras funções mais básicas, como acessar redes sociais, telas menores podem atender bem às suas necessidades.
 
Em relação aos tablets, você encontrará modelos com telas de 4 a 10 polegadas. Se você gosta de utilizar o aparelho para ler livros, revistas e jornais eletrônicos, um tamanho maior será mais adequado. É importante observar também a praticidade relacionada ao tamanho. Se você pretende andar com seu aparelho na bolsa, ou na mochila, modelos intermediários, entre 7 e 8 polegadas, podem ser uma boa opção.
 
4) Preço
A dica aqui é pesquisar, não tem outro jeito. Você terá que avaliar qual aparelho oferece o melhor serviço – do ponto de vista das suas necessidades – aliado ao preço mais baixo. Para ajudar, utilize sites de buscas e comparadores de preços para avaliar os valores. Lembre-se de colocar na conta o valor do frete, se houver, e taxas extras, no caso de produtos importados. Também procure avaliar se um aparelho de menor geração não oferece os mesmos recursos por um preço menor.
 
5) Câmera
Quase todos os aparelhos hoje vêm com câmeras. Você pode avaliar os megapixels (em geral, as disponíveis no mercado vão de 2MP a 16MP), os tipo de flash, modos de disparo, e recursos como panorâmica, detecção de rostos, edição de luz e outros. Verifique também a qualidade dos vídeos, se esta é uma ferramenta que você pretende utilizar.
 
6) Acessórios
Alguns aparelhos têm acessórios vendidos separadamente, como carregadores sem fio, lentes para serem acopladas à câmera e capas com bateria extra, por exemplo. Confira se o tablet ou smartphone que você comprar disponibiliza essas funcionalidades. Verifique também se a loja não oferece um pacote de compra, ou seja, levando o aparelho por um pouco mais talvez você tenha direito também a algum acessório e pode sair mais barato do que comprar separadamente.

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade