PUBLICIDADE

Dólar não tem número: como saber o valor das moedas americanas?

Relação dos norte-americanos com suas moedas é bem diferente do Brasil; entenda

26 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto:

Quando se fala em ganhar em moeda estrangeira, o dólar americano é o que desperta o maior interesse de quem mora no Brasil por ser considerada a moeda mais forte do mundo. No entanto, o que muita gente não sabe é como identificar as moedas norte-americanas. 

Diferentemente do Brasil, em que moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e R$ 1 têm o número impresso, no dólar não há algarismo estampado para diferenciar os valores. É uma questão cultural, histórica e de costume, já que é assim desde quando o país estabeleceu seu sistema de cunhagem, em 1792.

Os valores das moedas estão escritos apenas por extenso. Caso esteja pensando em viajar para os Estados Unidos para morar ou a passeio, é importante saber também que, embora as moedas tragam uma inscrição de seus nomes, algumas são chamadas por nomes diferentes. One dime, por exemplo, é o valor de dez centavos

O Terra preparou uma explicação de cada uma das moedas para que ninguém se confunda com nomes como pennies, nickels, dimes, quarters e halves e nem com quais moedas deve dar e quais receber ao comprar alguma coisa nos Estados Unidos.

Como saber o valor de cada moeda

1 centavo

Nela está escrito one cent, que significa um centavo. Ela é a única na cor cobre, o que a diferencia das demais. Os americanos costumam chamar ela também de  penny – fabricada pela primeira vez em 1856. 

Foto:

5 centavos

Five cents, ou seja, cinco centavos. Antigamente, essa moeda era conhecida como half dime, que representa meio dízimo. Atualmente, a moeda é conhecida como nickel. Ela foi fabricada em 1866. 

Foto:

10 centavos

Nela está inscrito one dime, palavra em latim, cujo significado é “dízimo”, o que por sua vez significa a décima parte (1/10) de alguma coisa. “One dime” é um décimo de dólar, ou seja, 10 centavos. Essa moeda foi fabricada em 1807.

Foto:

25 centavos

Fabricada em 1796, a Quarter, como o próprio nome sugere, é a moeda com valor de 25 centavos, um quarto de dólar. A versão atual conta com a figura do presidente George Washington.

Foto:

50 centavos

Cunhada em 1974, a moeda traz escrito half dollar, ou seja, meio dólar, ou 50 centavos.

Foto:

1 dólar

A moeda mais valiosa traz a inscrição one dollar, ou seja, um dólar.

Foto:

Por que as moedas não têm números?

Não existe uma resposta definitiva para essa dúvida, sendo que até quem nasceu nos EUA não sabe a razão para isso. Nem a United States Mint (a casa da moeda americana) sabe responder. A teoria mais aceita é que o uso do número por extenso faz parte da tradição. 

Embora não tenha uma explicação para o não uso do número, a legislação norte-americana determina que algumas palavras ou frases apareçam na moeda, como Liberty (liberdade), In God We Trust (em Deus nós confiamos) e E Pluribus Unum (lema nacional norte-americano que, em latim, significa “de muitos, um”).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade