Planejamento previdenciário: quando e por que pensar nisso?
Planejar pode minimizar erros e ajudar na conquista dos objetivos para a aposentadoria, diz advogada especialista em Direito Previdenciário
Quando se pensa no sistema previdenciário brasileiro, a primeira palavra que vem à mente é “burocracia”. Sim, o sistema é complexo, arcaico e burocrático. Por isso, é natural que o cidadão se sinta pedido quando o assunto é aposentadoria. Mas não precisa ser necessariamente assim.
A forma mais eficiente de tornar esse processo de aposentadoria mais tranquilo e sem erros é com o planejamento previdenciário. Ele faz com que o trabalhador consiga se organizar antes da aposentadoria para que possa receber o melhor benefício possível.
“O planejamento previdenciário é algo para todos, já que permite que o trabalhador se prepare para o futuro, ajudando, inclusive, a definir as contribuições que ele deve fazer para receber um determinado valor de aposentadoria”, diz a advogada Tatiana Sampaio, especialista em Direito Previdenciário e criadora do Método Advogada Referência.
A falta de planejamento ão apenas torna o processo mais compelxo como o torna sujeito a erros. “Se alguém espera receber o teto, mas contribui toda a vida com o valor de um salário mínimo, isso não vai se realizar”, exemplifica ela.
Estudo mostra o caminho das pedras
O planejamento previdenciário garante que seja feito um estudo preliminar que vai indicar os melhores caminhos para a aposentadoria do trabalhador.
“Ele evita sustos desnecessários e permite definições mais claras para que a fase da aposentadoria não seja uma incógnita, mas algo planejado”, avalia Tatiana.
Mas, afinal, qual é o melhor momento para começar a pensar em planejamento previdenciário? De acordo com a especialista, quanto antes o planejamento começar, mais fácil será obter o resultado esperado.
“Podemos dizer que por volta dos 30 ou 35 anos já seria indicado começar a organizar a documentação e buscar ajuda especializada”, alerta a advogada.
O momento certo para se aposentar
Tatiana explica que um planejamento previdenciário é indicado para quem quer se aposentar no momento certo, considerando as diversas mudanças na legislação.
“Também é para quem deseja contribuir com o valor correto. Ou seja, nem mais e nem menos que o ideal para receber o esperado. Trata-se de uma medida importante para planejar o futuro sem erros”, conclui a advogada.
-t8cfh5b86o8l.png)