PUBLICIDADE

5 startups brasileiras de impacto sustentável pra ficar de olho

Efeito ESG: Conheça as iniciativas em destaque nos setores de energy tech, cidades sustentáveis, green finance etc.

24 jan 2023 - 01h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Greentech Business / Reprodução

Com foco na implantação de ações que reduzam, de forma efetiva, as emissões dos gases que intensificam o efeito estufa, a COP 27, ocorrida em novembro de 2022, trouxe para o mercado mundial o senso de urgência de soluções em prol do meio ambiente. 

A agenda ESG já é uma prioridade ao redor do mundo, mas no Brasil isso ainda é algo em desenvolvimento. Com isso em vista, o número de startups dedicadas ao setor não para de crescer no país. Com um número cada vez mais elevado de novos projetos ficou difícil acompanhar tantas novidades. No entanto, iniciativas como o ecossistema do GreenTech Business, programa que tem o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação sustentável para aplicação no Brasil, são fundamentais para revelar uma série de soluções de impacto ambiental que realmente podem fazer a diferença para o mundo. 

Startups de destaque

O Greentech Business selecionou 23 startups dos setores de energy tech, cidades sustentáveis, green finance, biotech/agritech e crédito de carbono, para realizarem os seus pitches durante evento promovidos no Cubo Itaú, em São Paulo. Destas, 5 foram escolhidas destacadas por um júri de convidados formado por empreendedores, investidores, parceiros, entre outros,

Para Tiago Brasil Rocha, fundador da Build From Scratch, empresa idealizadora do GreenTech Business, é preciso dar espaço para ampliar o conhecimento e apresentar essas soluções para o mercado brasileiro. 

“Além do evento, o Greentech Business possui hoje uma plataforma que abriu as portas para as iniciativas de tecnologias sustentáveis  de empresas de todos tamanhos. O evento deste ano foi um sucesso com soluções inovadoras de alto potencial em descarbonização e escala. Estes players têm força para serem destaques no setor de tecnologia de impacto, além de contribuir consideravelmente para a agenda ESG dos próximos anos”, afirma ele.

Top 5 soluções de inovação sustentável 

  • • Adama

Energy Tech de eficiência de recursos para mineração, focada em otimizar e digitalizar os fluxos dentro das minas. O principal objetivo das soluções da Adama é evitar/diminuir o desperdício de energia nas minas a céu aberto através da tecnologia. 

Para isso, a empresa oferece análise de dados e inteligência artificial para gestão de frota e controle de produtividade em tempo real via plataforma que é capaz de diminuir o consumo de combustível dos motores das máquinas, diminuir o tempo de trabalho e tornar a operação mais eficiente, entre outros. 

A empresa é uma spin-off que já tem conhecimento de mercado de mais de 12 países e está em busca de novas parcerias, investimentos e contratos de negócios;

  • • Food to Save

Foodtech brasileira atuante no setor de cidade sustentável que combate o desperdício de alimentos por meio de um app proprietário que possibilita a compra de sacolas surpresas com alimentos excedentes de restaurantes, padarias, etc, com até 70% de desconto. 

Com a solução de um marketplace que conecta estabelecimentos que têm excedentes de alimentos diários com usuários que estão dispostos a salvar esses itens que seriam descartados por um preço inferior, a Food to Save atua evitando o desperdício de alimentos, além de aumentar a receita e conquistar nova clientela para os players cadastrados na plataforma. 

  • • Xinterra

Biotech/agritech pioneiro no uso combinado de experimentação de alto rendimento e inteligência artificial aplicada a materiais, a Xinterra oferece soluções para o desenvolvimento acelerado, eficaz e acessível de novos materiais para as empresas. 

O objetivo é desenvolver materiais mais sustentáveis para empresas a partir de diferentes matérias primas, entendendo a necessidade de cada cliente.

  • • Finehra

Green-Fintech que transforma a energia solar em oportunidade de renda financeira. Para isso, eles desenvolvem um produto simples e transparente, distribuindo energia e oferecendo um investimento seguro e rentável para as pessoas a partir da energia solar.

  • • API4 Earth

Atuantes no mercado de crédito de carbono, a API4 Earth é um SaaS que possibilita que todas as transações de e-commerce sejam Carbono Neutro por meio de plug-in personalizados para as lojas online. 

Focados na conversão de compras e vendas em plantio e iniciativas de compensação de carbono, a empresa desburocratiza o mercado de carbono ao oferecer uma solução fácil e acessível para empresas que atuam no mercado de venda digital. Para implantar a tecnologia no seu negócio, basta ter um website com a finalidade de vendas.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão. Conheça nossas soluções e entre em contato.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade