PUBLICIDADE

Conheça diferentes formas de investir em ações e ganhar dinheiro

Conheça as possibilidades que o mercado financeiro oferece ao investidor

12 abr 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

As ações são opções para quem quer investir em renda variável. A modalidade, embora mais arriscada, pode oportunizar maiores chances de lucratividade em comparação com a renda fixa. Há diferentes formas de ganhar dinheiro com os ativos e cabe aos investidores conhecer cada uma delas.

A mais tradicional é pelo processo de compra e venda. Neste caso, o investidor escolhe o que considera a melhor carteira de ações e faz a aquisição. Depois que os papéis passam por um processo de valorização, ele vende e lucra com a diferença entre os valores pago e recebido.

As ordens de compra e venda de ações são feitas através do home broker da Bolsa de Valores (B3). Para acessá-lo, é necessário ter conta em uma corretora ou plataforma de investimentos.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) recomenda que, antes de comprar ações, o investidor avalie a situação da companhia. A orientação é analisar a saúde financeira da empresa, o histórico de resultados e a projeção para os próximos meses.

As informações estão disponíveis nos sites da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Anbima destaca que, ao adquirir os papéis, o investidor torna-se acionista e, por isso, a importância de aprofundar os conhecimentos sobre a companhia.

Aluguel de ações

Não é apenas pelo processo de compra e venda que é possível ganhar dinheiro com ações. Também existe a possibilidade de alugá-las.

O aluguel de ações é feito quando um investidor, chamado de doador, empresta os ativos que possui para outro, intitulado tomador, por um prazo determinado. Em troca, recebe um valor pelo empréstimo.

Com a posse temporária das ações, o tomador pode realizar diferentes tipos de operações no mercado financeiro visando o lucro. Na data estabelecida, os ativos são devolvidos ao doador.

A prática é regulamentada pela CVM, que exige que a locação seja registrada em sistemas eletrônicos de negociação e liquidação. De acordo com a Anbima, a inadimplência do tomador e a desvalorização dos ativos no período de empréstimo são os principais riscos do aluguel de ações.

Dividendos

Outra forma de lucrar com o investimento em ações é por meio do recebimento de dividendos, uma remuneração periódica distribuída aos acionistas.

Os dividendos representam uma parcela dos lucros obtidos pela companhia em dado período, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. A distribuição obedece às regras estabelecidas pela CVM.

Entre as determinações estão: os valores pagos devem ser proporcionais à quantidade de ações que o acionista possui; a data de pagamento deve ser informada previamente e a distribuição deve constar em demonstrativos financeiros e relatórios de resultados.

Nem todas as companhias pagam dividendos. O investidor interessado nesse tipo de remuneração deve buscar informações antes de se tornar acionista.

Juros sobre capital próprio

Os acionistas também podem receber os chamados juros sobre capital próprio. O valor é definido pela empresa com base na taxa básica de juros Selic e aprovado em assembleia geral. 

O pagamento pode ser feito em dinheiro ou em ações adicionais. A periodicidade varia, mas a Anbima orienta que as companhias divulguem informações claras e transparentes sobre a política de remuneração.

Diferente dos dividendos que representam uma parcela do lucro, os juros sobre capital próprio correspondem a uma despesa financeira dedutível do Imposto de Renda e da Contribuição Social. Na prática, significa que o valor recebido sofrerá desconto de tributação.

Bonificações

A bonificação aos acionistas é uma prática comum no mercado de capitais. De acordo com a CVM, é uma forma de remuneração através da emissão de novas ações gratuitas, que podem ser ordinárias ou preferenciais. O número de ativos recebidos deve ser proporcional ao investimento feito pelo acionista.

Entre as vantagens da bonificação estão o aumento do patrimônio do acionista, o indicativo de valorização dos ativos da companhia e o aumento da liquidez dos papéis.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade