PUBLICIDADE

Como engajar a sua equipe no retorno das férias

Especialista fornece dicas para líderes transformarem o início do ano em um período de conquistas

30 jan 2024 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

O ano de 2024 está começando e muita gente retorna ao trabalho após um período merecido de férias e descanso. Normalmente, aproveitam a oportunidade das festas de fim de ano e as férias escolares para fazer essa parada estratégica e dedicar um tempo para zerar a cabeça e ficar com a família.

Grande parte das pessoas consegue desligar a mente dos compromissos profissionais, o que faz com que a retomada das atividades na volta ao escritório seja mais lenta. É preciso se atualizar do que aconteceu no período de ausência e se organizar para recuperar o ritmo mais acelerado e reacender a chama da produtividade.

No entanto, muitas vezes esse período acaba se estendendo além do esperado, o que pode comprometer o desempenho da área. Nessas horas, líderes e gestores podem entrar em ação, principalmente em épocas como essa, nas quais muitas pessoas tiram férias, e às vezes de um mesmo departamento.

“Como headhunter com larga experiência no mundo corporativo, digo que é fundamental o papel da liderança para manter as equipes engajadas e motivadas para alcançarem os melhores resultados, principalmente após esses períodos de pausa”, explica Marcus Giorgi, sócio da Exec, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, responsável pelos segmentos de TMT (Tecnologia, Mídia e Telecom), além de consultorias e empresas da nova economia.

Segundo ele, engajar e motivar a equipe no retorno das férias requer uma abordagem estratégica e sensível. 

“Ao implementar práticas que promovam a transparência, reconhecimento, estabelecimento de metas, produtividade e o desenvolvimento profissional, será possível criar um ambiente de trabalho vibrante, no qual todos percebam o valor de sua contribuição para o todo”, ressalta.

Como impulsionar a produtividade após as férias?

Para ajudar os líderes e gestores na tarefa crucial de revigorar a energia da equipe e estimular a produtividade, Marcus elencou cinco estratégias valiosas para serem colocadas em prática.

1. Adote uma comunicação aberta e transparente. Uma das alternativas para reforçar essa postura é realizar reuniões para compartilhar objetivos, metas e desafios que a equipe enfrentará nos próximos meses e ao longo do ano. “Esclareça as expectativas e ofereça um panorama claro do que está por vir. A transparência gera confiança, um elemento fundamental para motivar colaboradores”.

2. Reconheça as conquistas e celebre os sucessos. Essa é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe. “Destaque os feitos notáveis e as vitórias do ano anterior, valorizando o esforço conjunto da equipe. Ao longo do ano corrente, não deixe de valorizar as pequenas conquistas, sejam individuais ou coletivas”.

3. Estabeleça metas claras e tangíveis. Isso é fundamental para direcionar e retomar o foco da equipe após a parada para o descanso. “Fracione as metas maiores em objetivos menores e mensuráveis. Isso proporciona um senso de realização à medida que as metas são atingidas, mantendo a motivação da equipe em alta”.

4. Promova flexibilidade e autonomia. No período de retomada de foco para o ano que se inicia, Marcus destaca a importância de promover a maior presença da equipe no escritório para que as metas e objetivos fiquem mais claros. “Com a equipe mais próxima e engajada, novas ideias podem surgir, serem discutidas e compartilhadas por todos. No decorrer do ano, ofereça flexibilidade e autonomia quando possível para que os membros do time tenham controle sobre sua carga de trabalho, dentro dos limites estabelecidos pela empresa. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais equilibrado, além de favorecer a motivação”.

5. Incentive o desenvolvimento profissional. Incentivar a busca de novos conhecimentos ajuda a manter o profissional com vontade de crescer. “Promova sempre o aprendizado contínuo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional, como a participação em workshops, treinamentos e cursos. Isso não apenas impulsiona a habilidade da equipe, mas também demonstra o compromisso da empresa com o crescimento individual de cada colaborador”.

Para Marcus, líderes e gestores atentos às necessidades da equipe têm o poder de transformar o início do ano em um período de renovação e conquistas. 

“Esteja preparado para liderar com empatia e inspirar sua equipe para alcançar todo o seu potencial”, conclui.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade