PUBLICIDADE

Maiara Xavier

Como ensinar educação financeira para as crianças sem precisar de dinheiro

Maiara Xavier aponta três caminhos para educar e preparar financeiramente os pequenos

26 ago 2022 - 10h19
Compartilhar
Exibir comentários

Educar é preparar os pequenos para o futuro, para superar os desafios que a vida certamente irá propor.

E com dinheiro não é diferente. No vídeo de hoje, Maiara Xavier fala sobre como desenvolver nos pequenos as habilidades para que, na fase adulta, tenham uma relação mais saudável com o dinheiro.

Sem dinheiro, dá para ensinar finanças para as crianças?:

Fazer dinheiro, economizar, não gastar mais do que a gente ganha, aprender a investir: ações do nosso dia a dia que podem ser passada para as crianças de forma leve e lúdica.

O seu filho quer um videogame? Você não precisa dizer apenas "sim" ou "não" para o desejo dele. 

Que tal ajudar a criança a paensar em alternativas para que ela conquiste o videogame? No planejamento, é possível incluir muitas lições de organização financeira para o pequeno.Ele vai entender que tudo tem um tempo e um custo.

Outra dica é inserir as crianças no processo financeiro da casa. Você vai ao mercado? Seus filhos querem ir junto? Divida com eles o orçamento que você tem para gastar e deixe que eles ajudem a tomar as decisões de compras. Assim, eles vão entender que escolher uma coisa às vezes significa abrir mão de outras.

Foto:
Fonte: Maiara Xavier Maiara Xavier, educadora financeira, especialista em finanças comportamentais. Estudante de psicologia e neurociências, focada em conhecer nosso cérebro para entender nossos comportamentos e construir uma vida mais rica. Há mais de 10 anos ajudando as pessoas a criarem uma relação mais saudável com o dinheiro.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade