Caveo fecha Série A de R$ 54 milhões para escalar plataforma financeira
A Caveo captou R$ 54 milhões na Série A para expandir sua plataforma financeira voltada para médicos, consolidando liderança no mercado com soluções inovadoras e foco na simplificação da gestão financeira da categoria.
A Caveo, plataforma financeira para médicos, fecha sua Série A em R$ 54 milhões (US$ 10 milhões), após aporte de R$ 34 milhões liderado por Zenda e coliderado pela ONEVC, com participação de Norte Ventures, Enseada, Reserva Investments, além dos fundos Valutia, Saison Capital, Endeavor Brasil, Afya e Link Ventures. O novo investimento reforça a confiança do mercado na execução da Caveo e consolida a base de investidores composta por líderes dos setores de venture capital e de saúde. A chegada da Enseada, family office da controladora da SulAmérica, fortalece ainda mais o grupo de investidores estratégicos da Caveo, que já conta com a Kortex, consolidando uma base robusta de sócios composta por grandes players do setor de saúde brasileiro.
A Série A da Caveo começou no primeiro semestre de 2025, recebeu complementos ao longo do ano e foi finalizada agora, em dezembro. Presente em 93% das faculdades de medicina do Brasil, a Caveo vem consolidando sua liderança com um produto único que integra contabilidade, conta PJ inteligente e assistente de IA em uma experiência fluida e automatizada, eliminando fricções na jornada financeira do médico.
A capilaridade, junto à proposta da plataforma, tem acelerado a adoção entre recém-formados: a Caveo alcançou 8% de market share entre os médicos formados em 2023, saltou para 18% em 2024 e caminha para atingir próximo de 40% em 2025. Já consolidada no universo de jovens médicos, a Caveo agora quer investir no aumento da sua penetração em segmentos mais maduros, que hoje já representam 30% dos novos clientes.
“Sempre tivemos a cabeça muito focada no cliente e a intenção clara de criar uma marca que fosse, de verdade, admirada pelos médicos. Isso nos ajudou a construir um canal único com um nível de profundidade regional que nos permite conhecer os desafios dos médicos em início de carreira. Hoje, 95% das nossas vendas vêm por indicação, nosso NPS no semestre está próximo a 90 e as novas funcionalidades que implementamos nos últimos meses estão com uma aceitação incrível, com aderência natural da base. Isso tudo deixa a gente muito confiante e animado com o que vem pela frente”, diz Wilgo Cavalcante, cofundador e CEO da Caveo.
O mercado médico movimenta, hoje, centenas de bilhões de reais todos os anos, considerando a totalidade das receitas geradas, serviços contratados e transações ligadas à vida profissional dos médicos. É um universo robusto, com alto potencial de digitalização e eficiência. E essa base deve crescer de forma acelerada. Segundo a Demografia Médica no Brasil 2025, o país deve ultrapassar a marca de 1 milhão de médicos em atividade até 2035, o que o colocará entre os países com maior razão de médicos por habitante no mundo. Esse avanço projeta um cenário em que cada vez mais profissionais vão demandar soluções simples, seguras e integradas para lidar com a complexidade da vida financeira ao longo da carreira.
Apesar do avanço da categoria, muitos médicos ainda enfrentam dificuldades básicas para organizar sua vida financeira como PJ. Em pesquisa da própria Caveo, mais de 70% dos médicos relataram insegurança com temas contábeis e tributários, o que leva a gastos evitáveis, retrabalho e um início de carreira mais conturbado. É justamente nesse cenário que a companhia vem se consolidando como parceira de confiança para a nova geração médica: com foco em resolver dores reais e tecnologia de ponta, a empresa aposta na simplificação do que é complexo e na entrega de soluções que funcionam na prática.
“O início da carreira médica no Brasil impõe uma série de exigências operacionais para as quais muitos profissionais ainda não estão preparados, especialmente no que diz respeito à estruturação da vida PJ. Nesse contexto, soluções que simplificam o dia a dia, oferecem segurança e ajudam o médico a focar em sua atuação são cada vez mais necessárias. A Caveo tem se destacado por entender essa dor de perto e construir uma plataforma com forte adesão, recorrência e confiança por parte dos usuários. Para nós, reforçar o investimento é também reforçar a confiança em uma operação que tem demonstrado disciplina, consistência e capacidade de escalar com eficiência”, afirma Esteban Reyes, Founder e General Partner da Zenda Capital.
A nova fase da Caveo marca um avanço no seu papel como parceira estratégica dos médicos, não só no início da carreira, mas ao longo de toda a jornada da sua carreira. A partir da escuta ativa dos clientes, a empresa criou uma frente de comunidade com foco em networking entre médicos recém-formados e profissionais mais experientes, capacitação em temas além da medicina e apoio prático para conseguir os primeiros plantões. Os esforços têm como objetivo ampliar o valor percebido do produto com uma proposta de comunidade genuína.
“A gente faz pesquisas frequentes com nossa base, e ficou clara uma mudança de percepção nos últimos meses. Antes, a Caveo era vista principalmente como uma solução para simplificar a vida financeira com tecnologia. Agora, tem algo a mais: um sentimento real de pertencimento. Os clientes falam sobre o valor de conexões verdadeiras, querem indicar para outros médicos, saber quando vai ter evento na cidade deles e serem embaixadores. Estamos muito orgulhosos de, além de simplificar a vida financeira do médico, também demonstrar que ele não precisa caminhar sozinho”, complementa Cavalcante.