PUBLICIDADE

Temporais em Santa Catarina: Previsão para os próximos dias

Santa Catarina sob alerta: Temporais, ventos intensos e chuvas fortes afetam o estado, com previsão de condições adversas nos próximos dias

6 dez 2023 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários

A Defesa Civil de Santa Catarina emite comunicado sobre as condições meteorológicas recentes e a previsão para os próximos dias na região, que foi fortemente impactada por ventos, raios e chuvas. A tendência é de que chuva ganhe força novamente nos próximos dias.

HOJE (06)

O processo de formação de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e o fluxo de calor e umidade do norte do país proporcionam condições para temporais em todas as regiões catarinenses nesta quarta-feira (06). Os temporais devem iniciar entre a manhã e o início da tarde no Oeste e nos planaltos, ganhando força ao longo da tarde e se espalhando para o restante do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, e alagamentos pontuais. Ventos de noroeste no interior do estado e de norte/nordeste no litoral, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variarão entre 15°C e 18°C nos planaltos e de 19°C a 23°C nas demais regiões. Antes das instabilidades, as temperaturas se aproximam dos 30°C em diferentes regiões do estado, como no Extremo Oeste, parte do Vale do Itajaí e ao longo do litoral. O mar apresentará pouca agitação, com ondas de leste entre 1,3 e 2,0 m.

QUINTA-FEIRA (07)

Na quinta-feira (07), o deslocamento da frente fria do RS em direção a SC reforça as instabilidades, mantendo a condição para temporais em todo o estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, e alagamentos pontuais. Os temporais devem ocorrer principalmente entre a tarde e à noite. Antes das instabilidades, a sensação será de calor e abafamento, com temperaturas máximas entre 32°C e 37°C em trechos do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte, e entre 27°C e 31°C nas demais regiões, com valores menores nos pontos de maior altitude da serra. O mar apresentará pouca agitação, com ondas de leste entre 1,0 e 1,5 m. Atenção para rajadas de vento que variaram entre 40 e 50 km/h, durante os períodos de chuva intensa ganham força.

SEXTA-FEIRA (08)

Na sexta-feira (08), a frente fria se afastará gradativamente de SC, favorecendo o avanço de uma massa de ar seco que garantirá o retorno do tempo firme para áreas do Grande Oeste e Planalto Sul. Nas áreas litorâneas e do Vale do Itajaí, no entanto, o deslocamento da frente fria ainda causará pancadas de chuva entre a madrugada e o período da manhã, com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas às chuvas. Os ventos passarão a soprar de sul/sudeste com fraca intensidade no interior do estado e com rajadas moderadas ao longo do litoral, incluindo a região de Florianópolis e do Baixo Vale, com rajadas entre 50 e 70 km/h, representando risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos e queda de galhos e árvores. As temperaturas irão apresentar declínio ao longo do dia, com os menores valores sendo observados no final do dia, com marcas próximas dos 8°C na Serra e entre 11°C a 17°C nas demais regiões. O mar ficará agitado no decorrer do dia, com ondas de sul/sudeste entre 2,0 e 3,0 m.

Quer ficar por dentro da tendência do clima para as áreas agrícolas. Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site, Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade