Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Indicadores CMA
» Bloomberg


JORNAL DA LILIAN
SEU BOLSO
Pergunte ao Tamer» Pergunte ao    Tamer
CASH
» Gerenciador de
finanças pessoais
COLUNISTAS
» Sônia Racy
» Joelmir Beting
» Alberto Tamer
» Gustavo Franco
» Paulo Pinheiro
AGROPECUÁRIO
» Canal Rural
» Mercado Cafeeiro
» Negócios Pecuários
MARKETING
» Venda Mais
» Pensarte
REVISTAS
» Amanhã
» Carta Capital
» Dinheiro na Web
SIMULADORES
» Desafio
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Finanças pessoais
» Loterias
» Imposto de Renda
» Top Negócios
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


Chegada de FMI na Turquia tranquiliza mercado europeu

Segunda, 04 de dezembro de 2000, 13h31min
A chegada ontem de emissários do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Turquia serviu para tranquilizar um pouco o mercado europeu. Eles já iniciaram uma série de discussões com as autoridades turcas para tentar encontrar maneiras de conter a grave crise no setor bancário do país e esboçar um ambicioso programa de reformas econômicas.

Para reforçar, o diretor-gerente do FMI, Horst Kohler, declarou que as discussões seriam concluídas rapidamente para que um empréstimo de emergência ao país possa ser aprovado na reunião do conselho do FMI em 21 de dezembro. "Isso leva a crer que assim que o FMI estiver convencido de que governo turco está preparado para fechar todos os bancos que não são viáveis, irá fornecer o financiamento adicional", disse ao jornal Financial Times, Jurgen Odenius, estrategista para mercados emergentes do Commerzbank.

O governo turco está pedindo uma ajuda de cerca de US$ 3 bi que serviria para sanear o setor bancário e defender a moeda do país. Mas os analistas alertam que o anúncio de um acordo tem que acontecer rapidamente pois o clima de pânico que invadiu o mercado na semana passada ainda não foi totalmente afastado.

O presidente do Banco Central da Turquia, Gazi Ercel, disse que o país deve "esfriar a bola de fogo" e "superar a crise nesta semana". Ele informou também que a Turquia tem US$ 18,8 bi em reservas, que poderão ser usados para defender "ataques especulativos" conta a moeda do país, a lira.

A situação na Turquia é acompanhada com muita preocupação, por exemplo, pela Rússia e Hungria, cujos mercados financeiros sofreram reflexos negativos da crise na semana passada.

Leia mais:
» Turquia se encontra com FMI para negociar ajuda financeira

Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.