A Turquia realiza negociações urgentes com uma equipe especial do Fundo Monetário Internacional (FMI) hoje sobre um empréstimo emergencial para combater a crise financeira do país, mas os mercados financeiros mostraram poucos sinais de terem restabelecido a confiança e abriram em queda. O mercado de ações recuou em torno de 6 por cento no início da sessão, à medida que os economistas do FMI iniciaram reuniões em Ancara. Não houve operação nos mercados interbancários.
No final da manhã, a bolsa já apresentava queda de 8 por cento.
O diretor-gerente do FMI, Horst Koehler, disse no domingo que espera alcançar um acordo o mais rápido possível sobre as medidas de fortalecimento da economia turca, particularmente o setor bancário.
Mas o Tesouro da Turquia disse que a equipe do FMI ficará em Ancara por cerca de dez dias e os operadores disseram que os mercados vão provavelmente ter que esperar algum tempo por notícias mais sólidas.
``As pessoas estão falando em cerca de 5 bilhões de dólares em empréstimos imediatos, mas esse acordo não vai ser fácil porque o FMI tem o poder agora'', disse Burak Akbulut da Bayindir Securities.
``E para dar esse empréstimo, o FMI vai pedir ao governo turco para acelerar reformas'', ele disse. ``Basicamente, isso significa privatização, reformas na previdência social, vendas de bancos estatais e reforma no setor bancário''.
O mercado acionário já caiu quase 40 por cento em duas semanas e a taxa de juros chave subiu para mais de 1.000 por cento na semana passada enquanto uma investigação no setor bancário levantou temores de uma crise no sistema.