PUBLICIDADE

Viúvo de Gilberto Braga entra na Justiça contra a Globo

Edgar Moura Brasil reivindica direitos de uso das obras do autor, que é criador de 'Paraíso Tropical' e 'A Escrava Isaura'

26 fev 2024 - 19h43
(atualizado às 20h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Edgar Moura Brasil, viúvo de Gilberto Braga, autor de obras como “Paraíso Tropical”, “A Escrava Isaura”, “Dancin’ Days”, entrou na Justiça para obter informações sobre os direitos e pagamentos devidos a Braga pela Globo.
Edgar Moura Brasil e Gilberto Braga
Edgar Moura Brasil e Gilberto Braga
Foto: Reprodução/Instagram

Edgar Moura Brasil, viúvo de Gilberto Braga, que faleceu em 2021, entrou na Justiça contra a Globo para tentar levantar informações sobre os pagamentos e os direitos que o autor ainda possa vir a ter pelas obras que produziu para a emissora. Gilberto é autor de obras como Paraíso Tropical, A Escrava Isaura, Dancin' Days e entre outras. 

Segundo informações do jornal A Folha de São Paulo, ação corre na 34ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Edgar alega que é o responsável e um dos sócios pela GT Produções Artística Ltda, criada por Braga, para assinar contratos com a Globo. Mas, segundo o viúvo, a Globo não prestou os esclarecimentos solicitados pela empresa.  

Na ação, ele pede para que a emissora seja obrigada a apresentar os acordos firmados com o marido. De acordo com a GT, o objetivo é obter informações para preservar os "direitos patrimoniais e morais" de Gilberto. 

A defesa de Edgar acredita que a Globo possa estar faltando com a transparência em relação aos acordos estabelecidos. Além disso, pedem o pagamento de uma última parcela do contrato do escritor com a emissora que não teria sido paga, avaliada em cerca de R$ 290 mil. 

O Terra procurou a Globo para que possa se manifestar sobre o assunto, porém, ainda não obteve retorno.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade