‘Vale Tudo’ tem 50 capítulos para evitar ser novela das 9 com 2ª pior audiência da história
Reação recente anima a Globo e as redes sociais, mas os números da produção ainda são decepcionantes
Vai ao ar hoje, dia 21, o capítulo 124 de ‘Vale Tudo’. A média até aqui é de 22,3 pontos no Ibope, apenas 1,2 acima do resultado da antecessora ‘Mania de Você’, dona do recorde de pior audiência às 21h.
Esperava-se bem mais do remake. Os índices começaram a surpreender apenas esta semana, quando bateu o recorde (27,6 pontos) com a trama de Maria de Fátima (Bella Campos) se jogando na escada a fim de provocar um aborto.
O folhetim vai bem em cidades como Rio de Janeiro e Recife, mas enfrenta dificuldade desde o início na Grande São Paulo, local da principal aferição, aquela usada pelo mercado publicitário e a imprensa.
Os números abaixo da expectativa não representam o sucesso de ‘Vale Tudo’ nas redes sociais, especialmente no X e TikTok, onde há fartura de cortes de cenas, memes e sátiras feitas com animação.
Imperfeita, mas acima da média
A nova versão de ‘Vale Tudo’, assinada por Manuela Dias, apresenta alguns furos de roteiro e subtramas abandonadas sem explicação, mas oferece o entretenimento típico de um novelão clássico.
Está aprovada tanto pelos jornalistas especializados em teledramaturgia como pelo público que a repercute na internet. Para a coluna, é a melhor produção das 9 desde o remake de ‘Pantanal’ em 2022.
O maior acerto da autora-adaptadora foi criar novas histórias e personagens, distanciando-se do original e anulando as comparações. Esta ‘Vale Tudo’ é mesmo outra novela, que funciona sem precisar das recordações suscitadas pela original.
A média final de audiência das últimas 10 novelas inéditas das 9 da Globo:
‘Mania de Você’: 21,2
‘Renascer’: 25,5
‘Terra e Paixão’: 26,6
‘Travessia’: 24,2
‘Pantanal’: 29,7
‘Um Lugar ao Sol’: 22,3
‘Amor de Mãe’: 30,9
‘A Dona do Pedaço’: 36,3
‘O Sétimo Guardião’: 28,8
‘Segundo Sol’: 33,6