Sucesso ou fracasso? Avaliação de ibope de 9 novelas no ar
O blog fez um levantamento de audiência das novelas de maior repercussão no momento. Os dados são baseados na aferição oficial do Ibope.
Caminho das Índias (Globo, 16h40) - 13 pontos de média (17 capítulos exibidos). No ar há três semanas no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Gloria Perez está quatro pontos atrás da média geral da reprise anterior, O Rei do Gado. Prevista para terminar somente em fevereiro, a trama ainda tem tempo suficiente para alcançar índices melhores.
Além do Tempo (Globo, 18h20) - 21 pontos de média (32 capítulos exibidos). A produção de época se tornou sucesso imediato desde a estreia. Chegou aos 24 pontos de média num capítulo e chegou a superar o Jornal Nacional. Nos últimos dias houve queda de ibope, mas a expectativa é que seja a novela das 18h mais bem-sucedida dos últimos anos.
I Love Paraisópolis (Globo, 19h30) - 24 pontos de média (86 capítulos exibidos). A trama conquistou o público com personagens carismáticos e edição ágil. Frequentemente registra mais audiência que a problemática novela das 21, Babilônia.
Babilônia (Globo, 21h05) - 25 pontos (134 capítulos exibidos). A novela termina dia 28. Nas últimas semanas registrou reação no Ibope. Tarde demais. Ficará abaixo do recorde negativo anterior para a faixa das 21h da Globo, 'Em Família' (29 pontos de média final). Rejeitada por parte dos telespectadores, a trama foi um estraga-prazeres no ano de comemoração do cinquentenário da emissora.
Verdades Secretas (Globo, 22h30 às segundas e 23h30 às terças, quintas e sextas) - 19 pontos de média (42 capítulos exibidos). A produção global das 23h está com média parcial superior à das antecessoras O Rebu e Saramandaia, que marcaram 15 de média final.
Os Dez Mandamentos (Record, 20h30) - 14 pontos de média (107 capítulos exibidos). É, até o momento, o grande sucesso do ano na TV brasileira (não em número absoluto, mas em citações na imprensa e repercussão). Concorrendo diretamente com o poderoso Jornal Nacional, a trama bíblica chegou a marcar 18 pontos de pico. A novela anterior da Record, Vitória, teve média de apenas 6 pontos.
Carrossel (SBT, 21h15) - 12 pontos de média (112 capítulos exibidos). A reexibição da novela infantil tem ibope maior que a segunda versão de Chiquititas, encerrada na semana passada. Conseguiu pico de 15 pontos na disputadíssima faixa das 21h. Prova inconteste do poder exercido pelo telespectador infantil, que tem poucas opções de teledramaturgia entre os canais abertos.
Coração Indomável (SBT, 16h30) - 8 pontos (127 capítulos exibidos). Entre as novelas importadas da emissora de Silvio Santos, a trama mexicana se sai melhor. Está à frente de A Usurpadora. A vilã Paola Bracho não vai gostar de saber disso…
Mil e Uma Noites (Band, 20h20) - 3 pontos de média (137 capítulos exibidos). A produção turca está entre as maiores audiências da emissora. O êxito inesperado fez a Band adquirir outra novela de sucesso internacional do mesmo Kanal D, Fatmagul, com estreia marcada para 31 de agosto.