Séries 'Band Of Brothers' e 'The Pacific' apelam aos sentidos
- Mauro Trindade
Entre todos os conflitos nos quais estiveram envolvidos nas últimas oito décadas, o único que mantém os Estados Unidos em incontestável popularidade é a Segunda Guerra Mundial. Bem diferente dos atoleiros do Vietnã e das invasões no Oriente Médio - sem falar no disparatado ataque à Granada -, a última Grande Guerra mantém a aura do bom combate, no qual não havia dúvidas de que lado estavam os mocinhos. The Pacific, da HBO, e Irmãos de Guerra - Band Of Brothers, que será exibido pela Band, reafirmam essa crença em produções superlativas.
Band Of Brothers surgiu após as filmagens de Em Busca do Soldado Ryan, de 1998, este com 27 impressionantes minutos do desembarque na praia de Omaha, possivelmente uma das mais vívidas cenas de batalha filmadas até hoje. O ator Tom Hanks e o diretor Steven Spielberg, os mesmos do Soldado Ryan, levaram para a tevê algo dessa violência sensorial. A série, porém, não chega ao mesmo nível destrutivo e de impacto visual e sonoro.
Quando foi feita, em 2001, a série foi considerada a mais cara da história do cinema, com um custo de US$ 125 milhões. Nove anos depois, ator e diretor trabalharam novamente juntos como produtores de The Pacific. A série custou o dobro de Band Of Brothers e é bastante parecida com ela, tanto no argumento - a vida dos combatentes no front, apenas no Oriente - quanto pelo roteiro, próximo do docudrama, nos qual o impacto visual e o "drama humano" se sobrepõem às estratégias militares, propaganda e lógica de mercado. Como na vitoriosa série anterior, o depoimento de veteranos intercalado à ficção dá o tom de reverência e veracidade.
O primeiro capítulo já deixa claro qual o caminho que a série iria seguir, com encontros fortuitos do jovem casal numa igreja, o discurso para os jovens recrutas, o jantar em família, entre outro clichês.
Mas a HBO não é o canal History e seu The Pacific se desvia das mentes e ataca corações. Não tem muito a ver também com o ceticismo de Clint Eastwood e de seus brilhantes Os Imperdoáveis e Cartas de Iwo Jima, quando destrói o glamour e a idealização do Velho Oeste e de todas as guerras. The Pacific marcha em direção à glória e é uma minissérie plasticamente impressionante. Mas também é muito antiga.
The Pacific - HBO - Domingo, às 22h.
Irmãos De Sangue - Band of Brothers - Band - Segunda a sexta, às 22h