Sem inovação e com horários locados, RedeTV! se torna a emissora do 0 no Ibope
Canal possui poucos programas com audiência relevante e perde para TVs menores em vários horários
No ar há 25 anos, a RedeTV! foi a emissora mais vanguardista entre os grandes canais. Apresentava programação ousada e criativa, uma opção interessante de entretenimento ao longo do dia e à noite.
Hoje, com vários horários locados (alguns para igrejas), tem sido superada no Ibope por TVs menores, a exemplo da Gazeta e TV Brasil. A maioria de seus programas registra audiência perto do zero, o chamado ‘traço’.
Na segunda-feira (10), por exemplo, a aferição da Kantar Ibope na Grande São Paulo indicou apenas uma atração com público numeroso: o ‘A Tarde é Sua’, de Sonia Abrão, que marcou média de 1.6 ponto.
O segundo melhor desempenho foi o do ‘TV Fama’, com 0.5 ponto. Os demais ficaram entre 0.0 e 0.4 ponto. Na média geral (das 6h às 6h), a emissora conseguiu apenas 0.3 ponto e 0.8% de participação entre os aparelhos de TV ligados. Estes números são frequentes.
As edições do especial ‘Bastidores do Carnaval’ oscilaram entre 0.4 e 0.7 ponto, índices incompatíveis com a tradição da RedeTV! na cobertura do ‘lado B’ da festa em São Paulo e no Rio.
Com programação própria entrecortada por produções de terceiros, o canal deixou de ser competitivo e parece ter sido esquecido por antigos telespectadores. Algumas iniciativas importantes, como a transmissão da final do Super Bowl (média de 0.4 ponto), passam quase despercebidas.
O declínio de audiência da RedeTV! começou com a saída abrupta do ‘Pânico’, em 2012. Com médias, às vezes, acima de 10 pontos, o dominical impulsionava outros programas da casa. O canal não conseguiu repetir sucesso semelhante.
