1 evento ao vivo
TV

Segunda temporada de 'A História do Amor' renova o 'Fantástico'

23 ago 2012
13h32
MAURO TRINDADE

O sucesso do Fantástico, há 39 anos no ar, continua a se justificar por três bons motivos. Primeiro, por se manter atento ao que aconteceu durante a semana. As reportagens do dia a dia costumam ser corriqueiras, mas há algumas investigações exclusivas muito bem apuradas. Segundo, pela ótima "cozinha", com bons editores e produtores que não aparecem no ar, mas que são responsáveis por muitas das variadas pautas e pelos textos e imagens bem-acabados. E, finalmente, pelo salutar hábito de alternar quadros antigos e novos, o que evita o tédio e permite mudanças rápidas em caso de má recepção pela audiência.

A História do Amor reitera essa capacidade de adaptação do programa. Na estreia do quadro, Daniel de Oliveira veio acompanhado por Leandra Leal, hoje no sucesso Cheias de Charme, cuja popularidade chega a ofuscar a novela das nove. Agora, na segunda temporada, o ator contracena bem mais afinado com Fernanda de Freitas, com um "timing" de comédia acertado para as histórias rápidas e espertas da série, dirigidas por Guel Arraes, Jorge Furtado e Ana Azevedo. E, tão importante quanto o bom elenco e o texto refinado, é a graciosa abertura realizada pelo estúdio Makako, que oferecem uma ambientação de "pop-up book" para A História do Amor.

Toda esta movimentação do Fantástico, que segue a lógica que o escritor italiano Tommaso di Lampedusa creditava às elites - "se queremos que tudo permaneça como está, é preciso que tudo mude" -, resistiu às batalhas semanais que o programa travou com o Pânico na Band. Em uma emissora de maior tradição e visibilidade do que a Rede TV!, o programa de Surita, Ceará & Cia. conseguiu encostar e até ultrapassar por poucos momentos o ibope da líder. Mesmo com uma estratégia de alterar o programa conforme a atração das outras emissoras no mesmo horário, o Pânico perdeu fôlego. Bem ou mal, o Fantástico consegue agrupar mais segmentos de telespectadores com sua concepção de revista, com "seções" variadas para públicos diferentes. Na falta de um novo modelo, promete durar.

O quadro 'A História do Amor' conta agora com Daniel de Oliveira e Fernanda de Freitas
O quadro 'A História do Amor' conta agora com Daniel de Oliveira e Fernanda de Freitas
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press
publicidade