'Reflete todo machismo e misoginia': primeira-dama do Brasil, Janja Lula critica declaração de Zezé Di Camargo e aponta crime de discriminação
Janja entra em defesa das filhas de Silvio Santos, critica fala de Zezé Di Camargo e caso acende alerta sobre discriminação contra mulheres; confira
A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, usou sua voz pública, nesta segunda-feira (15), para defender as filhas de Silvio Santos após declarações atribuídas ao cantor Zezé Di Camargo provocarem forte repercussão nas redes sociais e no meio político. O episódio, que começou como uma crítica ao cenário institucional do SBT e também motivou uma manifestação oficial da emissora por meio de uma carta aberta assinada pela CEO do SBT, Daniela Beyruti, rapidamente ganhou contornos mais profundos ao levantar discussões sobre machismo, misoginia e violência simbólica contra mulheres em posições de poder.
O que motivou a reação da primeira-dama?
No domingo (14), Zezé Di Camargo,quepediu para retirar sua participação no Especial de Natal gravado para a emissora, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram criticando a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento de lançamento do SBT News. Na gravação, o cantor afirmou que as filhas de Silvio Santos estariam "prostituindo" a emissora ao convidar autoridades institucionais para o evento.
A fala causou indignação imediata. Para Janja, a escolha das palavras não foi apenas ofensiva, mas também carregada de misoginia, por atingir diretamente mulheres que ocupam cargos de decisão em um espaço tradicionalmente dominado por homens.
Ver essa foto no Instagram
'Reflete todo machismo e misoginia', diz Janja
Em manifestação pública, Janja...
Matérias relacionadas