'Uma atividade elétrica anormal no cérebro': médico neurocirurgião faz alerta sobre diagnóstico de Henri Castelli no 'BBB 26' e detalha cuidados pós-convulsão
Henri Castelli teve dois episódios de convulsão só nesta quarta-feira (14) no 'BBB 26'.
Henri Castelli levantou debates sobre convulsão após sofrer duas crises nesta quarta-feira (14) no "BBB 26". O ator foi socorrido às pressas enquanto participava de uma prova de resistência, chegou a retornar à sede, mas, minutos depois, sentiu-se mal novamente e precisou de um novo atendimento.
Para o neurocirurgião Dr. Jackson Daniel, especialista em neurocirurgia e cirurgia da coluna, casos como o de Henri chamam a atenção para os limites do corpo em situações de esforço prolongado, privação de sono e estresse intenso, fatores comuns em provas de resistência.
"Em situações de esforço intenso, com poucas pausas e fadiga acumulada, o organismo entra em um estado de estresse extremo. Isso pode facilitar descargas elétricas desorganizadas no cérebro e levar a um episódio convulsivo", explica o especialista.
O médico detalha que a convulsão ocorre quando há uma atividade elétrica anormal no cérebro. Ela pode ser provocada por diferentes fatores, como privação de sono, estresse físico e emocional, desidratação, alterações de eletrólitos ou até condições neurológicas pré-existentes.
"Quando o corpo é levado ao limite, com cansaço excessivo, pouco descanso e desequilíbrios metabólicos, o risco de alterações neurológicas aumenta. A convulsão pode ser um sinal claro de que o cérebro ultrapassou um limite fisiológico", completa.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA CRISE CONVULSIVA?
Entre os principais sintomas de uma crise convulsiva, estão movimentos involuntários e repetitivos, rigidez muscular...
Matérias relacionadas