BBB 26 tem nova estratégia para tentar evitar fiasco na edição
Globo anuncia "laboratório" onde candidatos enfrentarão desafios para conquistar vaga na casa principal, em formato semelhante ao paiol.
A Globo anunciou as novidades para a próxima edição do Big Brother Brasil. Nesta segunda-feira (29), a emissora revelou que o BBB 26 contará com um "laboratório", mecanismo que permitirá ao público substituir um participante durante a competição, além de outras mudanças inspiradas no formato do reality show A Fazenda, da Record.
O laboratório funcionará como um espaço separado onde candidatos enfrentarão desafios para conquistar uma vaga na casa principal. Este novo elemento apresenta semelhanças com estruturas já existentes em A Fazenda, como a baia, onde participantes convivem com menos conforto, e o paiol, área onde candidatos aguardam votação popular para integrar o elenco oficial.
A principal diferença entre o laboratório do BBB e o paiol de A Fazenda está no mecanismo de entrada dos participantes. No programa da Record, os integrantes do paiol concorrem a vagas adicionais, enquanto no BBB 26 ocorrerá a substituição de um brother previamente escolhido pelo público.
O uso de participantes reservas é prática comum em A Fazenda. O reality da Record já utilizou esse formato anteriormente, como no caso de Rafael Ilha, que permaneceu como substituto antes de garantir sua vaga em uma das temporadas do programa.
Na atual edição de A Fazenda 17, Carolina Lekker e Matheus Martins quase ficaram fora da competição, mas foram integrados ao elenco oficial após uma enquete no site do programa. O diretor Rodrigo Carelli atendeu ao pedido do público e permitiu que os infiltrados tivessem a oportunidade de participar oficialmente do jogo.
A Fazenda implementa desde 2018 uma sala de controle em seu site oficial, permitindo maior interação do público. A Globo indicou que adotará sistema semelhante na página do BBB 26 no Gshow, oito anos após a concorrente ter introduzido esse recurso.
As mudanças ocorrem após o BBB 25 ter registrado índices considerados insatisfatórios pela emissora, levando a produção a buscar alternativas para revitalizar o formato do programa.
A Globo ainda não divulgou detalhes completos sobre como funcionará o processo de substituição de participantes ou quais outros elementos poderão ser adaptados para o BBB 26.