PUBLICIDADE

Quem é o ator ‘petista roxo’ que nunca fica sem trabalho na Globo 

Canal com discurso antibolsonarista abriga muitos artistas de esquerda que fazem militância na internet

15 ago 2022 - 09h30
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A Globo orienta seus jornalistas a não emitir opinião sobre política nas redes sociais. Fazer militância, então, é passível de advertência. Já os atores têm liberdade para se posicionar. 

Poucos são declaradamente bolsonaristas. O destaque fica para Humberto Martins, visto nas novelas da emissora desde 1988. Ele sinaliza não se importar em ser excluído pelos colegas de esquerda. 

A maioria dos atores contratados da Globo, assim como da classe artística, apoia Lula e faz postagens nas redes sociais contra o presidente Jair Bolsonaro. 

O mais enérgico deles — e polêmico também — é José de Abreu. Ele já se envolveu em várias confusões por seu ativismo político em defesa do ex-presidente e do PT: de briga em restaurante com cusparada na cara a discussões acaloradas na internet. 

As controvérsias que geram manchetes às vezes negativas e até sensacionalistas não prejudicam sua relação com a Globo, onde estreou em TV no ano de 1980. 

Há muito petismo dentro da Globo, atacada pela direita e a esquerda
Há muito petismo dentro da Globo, atacada pela direita e a esquerda
Foto: Blog Sala de TV

Assim como dezenas de outros artistas, ele não possui mais contrato longo com o canal, mas não tem do que reclamar. Sempre recebe convites para novas produções na casa. Fez 8 papéis nos últimos 10 anos, um dos artistas mais escalados da emissora. 

O novo personagem, coronel Tertúlio, é um homem rico, poderoso e conservador em ‘Mar do Sertão’, novela das 18h que estreia no dia 22. 

O oligarca tem a ambição de controlar todo o sertão por meio do fornecimento de água à população. Uma representação de coronéis reais e caciques políticos que Zé de Abreu costuma criticar duramente em suas redes sociais. 

Ator versátil, que vai do drama à comédia, de vilão a bom moço, ele mantém ótima relação com os diretores da TV. Nos bastidores, colegas de atuação e técnicos dos estúdios gostam de sua companhia. 

Os chefes da teledramaturgia da Globo acreditam que as atividades políticas de José de Abreu não contaminam seus personagens. Não existe ‘caça’ a esquerdista nem a bolsonarista, ao contrário do que pensa parte do público e da imprensa. 

Do outro lado, Lula e o PT não veem problema em ter apoiadores fiéis trabalhando para o clã Marinho, alvo de questionamentos ferozes da parte do ex-presidente e de seu partido. 

Abreu chegou a anunciar que se lançaria candidato a deputado federal pela legenda, porém, desistiu. “Eu quebraria meus filhos, que não poderiam mais atuar plenamente em suas profissões por ter um pai politicamente exposto”, explicou. 

Na Globo, ele tem um salário bem maior do que os quase R$ 34 mil pagos mensalmente a cada parlamentar da Câmara em Brasília. Em janeiro deste ano, ele informou em um tweet endereçado aos críticos da Lei Rouanet que tinha renda mensal acima de R$ 150 mil.

Zé de Abreu, que agora é coronel Tertúlio, já foi o Nilo do lixão de ‘Avenida Brasil’ (2012) e o mafioso Gibson de ‘A Regra do Jogo’ (2015)
Zé de Abreu, que agora é coronel Tertúlio, já foi o Nilo do lixão de ‘Avenida Brasil’ (2012) e o mafioso Gibson de ‘A Regra do Jogo’ (2015)
Foto: Divulgação/TV Globo
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade