Programa de Erick Jacquin, Pesadelo na Cozinha pinta casarão tombado sem autorização
Programa do chef de cozinha é exibido na Band e no serviço de streaming HBO Max
A equipe do programa Pesadelo na Cozinha, apresentado por Erick Jacquin na Band e na HBO Max, pintou sem autorização dos órgãos responsáveis a fachada de um casarão em Belo Horizonte tombado pelo patrimônio histórico. No local, funciona o Café Cultura Bar, que será tema de um episódio do reality show.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No programa, Jacquin visita estabelecimentos gastronômicos que estão passando por dificuldades e fornece ajuda para o negócio se recuperar, como dicas de administração, de cozinha e também reformas. Foi nesse processo que a fachada foi pintada sem a devida autorização, conforme a prefeitura de Belo Horizonte confirmou ao Terra.
Em nota oficial, a prefeitura informou que alterações em fachadas de imóveis protegidos pelo patrimônio público, como o do casarão datado da virada do século 19 para o 20, devem passar por um procedimento específico, que inclui a solicitação prévia de autorização e a análise técnica das intervenções, o que não foi feito no caso da obra do Café Cultura.
Por conta disso, a Diretoria do Patrimônio Cultural realizou na última quinta-feira, 15, uma vistoria para avaliar a pintura e definir medidas cabíveis. A prefeitura de BH também informou que "o proprietário do bem cultural será notificado em função da intervenção sem prévia autorização e serão definidas as intervenções necessárias para reverter qualquer descaracterização promovida."
A obra no café faz parte de um dos episódios da quinta temporada de Pesadelo na Cozinha, que estreia em fevereiro. A reportagem procurou a Band e a HBO Max, que ainda não se manifestaram sobre o ocorrido.