Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preta Gil já fez 3 novelas na Globo, uma na Record e 4 filmes; cantora tinha autocrítica afiada

Preta Gil fez diversas novelas e filmes; veja sua passagem pela atuação, e como definia seus trabalhos

21 jul 2025 - 15h23
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil no filme 'Ó, pai, ó'.
Preta Gil no filme 'Ó, pai, ó'.
Foto: Divulgação/TV Globo / Purepeople

A carreira de Preta Gil foi feita por sua presença marcante nos palcos e em programas de TV, mas também na teledramaturgia brasileira atuando em novelas, filmes e séries. A cantora, que morreu aos 50 anos no último dia 20, travou uma luta incessante contra um câncer.

Sempre bem humorada, Preta confessou no programa 'Roda Viva', em março de 2024, que sentia falta dos estúdios, mas não se considerava uma boa atriz.  

"Eu sou uma atriz bem medíocre, bem canastrona, foi algo que menos estudei, mas considero alguns trabalhos, como 'Um Homem Chamado Lee' (no teatro, em 2006), um espetáculo bem-humorado. Ali cheguei numa entrega que me agradava, via Rita Lee ver a peça umas três vezes.", contou ela. 

Quais novelas Preta Gil Fez?

Embora as experiências não tenham sido agradáveis, ela revelou o sentimento de voltar ao trabalho na TV. "Tô viva, pronta pra crescer, viver e se me chamarem, eu faço."

Sua estreia na TV aconteceu em 2003 na novela 'Agora É Que São Elas', na Globo, no papel de Vanusa, filha de Dinorá, personagem de Joana Fomm. Na sequência, viveu Helga em 'Mutantes: Caminhos do Coração', na Record. 

Em 2008, atuou no primeiro episódio da série 'Ó Paí, Ó', da Globo. Dois anos depois, no episódio 'Internauta da Mangueira', em 'As Cariocas'. Nas novelas 'Ti Ti Ti', 'Caminho das Índias', 'Cheias de Charme' e 'Pé na Cova', ela participou como ela mesma, quase sempre fazendo uma performance musical. 

O último trabalho na TV foi em 'Vai que Cola', no Multishow, em 2023. No cinema, ela fez...

Veja mais

Matérias relacionadas

Quem é o pai de Francisco Gil, filho de Preta Gil? Ex-marido da cantora, ator esteve na 1ª versão de 'Vale Tudo' e já enviou mensagem de força para famosa: 'Guerreira'

'4 autores negros escrevendo novelas': Diretor da Globo, Amauri Soares faz confissão sobre mudança radical na TV, atores pretos em destaque e Bella Campos em 'Vale Tudo'

'Não tenho mais...': Como está hoje Nuno Leal Maia, o Assunção de 'História de Amor'? Aos 77 anos, ator é casado com esposa 3 décadas mais nova e não quer voltar à TV

Nem Alec, nem Gabriel: a Carol da novela 'Beleza Fatal' namora na vida real uma famosa atriz que já fez remake da Globo

'Não era pra ser': Padilha de 'A Viagem', Renato Rabelo teve 4 casamentos sem filhos e detalha carreira fora de novelas da Globo há 9 anos

Purepeople
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade