PUBLICIDADE

Presidente da Ucrânia foi ator na TV e ironizava políticos

Volodymyr Zelensky se tornou pop star em seu País ao usar a comédia para criticar o cargo que ocupa hoje

24 fev 2022 - 10h32
(atualizado às 10h32)
Ver comentários
Publicidade
O líder ucraniano na época que fazia o público rir
O líder ucraniano na época que fazia o público rir
Foto: Reprodução

A arte imita a vida. No caso de Volodymyr Zelensky, a vida também imitou a arte. Ele alcançou o sucesso na televisão da Ucrânia em um programa de humor no qual interpretava o presidente de seu País. Tornou-se tão popular ao debochar dos políticos de hoje e do passado que, em 2019, se lançou candidato à Presidência. Não era piada. Foi eleito com 73% dos votos.

No momento, o jovem chefe de Estado (completou 44 anos em janeiro) é o inimigo número 1 do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ambos protagonizam o conflito bélico entre suas nações iniciado na noite de quarta-feira (23). Ironicamente, o ator Zelensky defendia em esquetes cômicas na TV que a Ucrânia mantivesse integração linguística e cultural com a ‘mãe’ Rússia.

O humorístico ‘Servo do Povo’ fez de Volodymyr uma celebridade. O presidente da ficção dizia o que os ucranianos queriam ouvir, especialmente em relação ao fim da ‘mamata’ dos políticos carreiristas e à corrupção sistêmica. Espertamente, o Partido da Mudança Decisiva adotou o título do programa como novo nome. Foi por essa legenda influenciada pela televisão que Zelensky se elegeu.

Momentos de Zelensky como humorista na TV
Momentos de Zelensky como humorista na TV
Foto: Reprodução

Judeu, filho de um professor e uma engenheira, o atual presidente da Ucrânia se lançou nas artes aos 17 anos, quando passou a participar de competições de stand up comedy. Por pressão familiar, se formou em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Em 2003, aos 25, foi trabalhar como roteirista, produtor, ator e diretor de atrações na TV. Logo chegou ao cinema. Fez parte do elenco da franquia russa de comédias ‘Love in the Big City’.

O ativismo político de Zelensky surgiu em 2014, quando comandou protestos contra o então ministro da Cultura da Ucrânia, que pretendia banir artistas russos do País. Foi a partir daquela exposição na mídia que conseguiu realizar ‘Servo do Povo’. Seu personagem era um professor de História que ganhava a eleição para presidente após viralizar um vídeo no qual ele reclamava dos corruptos que saqueavam o governo ucraniano.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade