Novela ou série? Entenda por que Beleza Fatal é um novelão e dos bons
Está no streaming, mas é novela! Confira na Contigo! todos os detalhes que provam que Beleza Fatal tem todos elementos de um folhetim
Estreou nesta segunda-feira (27), Beleza Fatal, a primeira novela inédita da plataforma Max. Diferente de outras novelas brasileiras, a obra não estreou em uma emissora. Com visual moderno e alto investimento - a nível de produções internacionais como Casa do Dragão - muitos podem se questionar se a trama se trata de uma série, gênero já familiar do assinante do streaming.
A Contigo! te prova neste texto que a produção, no entanto, é um clássico novelão. Seja pela atuação do elenco, organização do enredo ou escolha do tema sedutor, a obra de Raphael Montes mistura ingredientes do clássico folhetim, temperados com temas bem atuais. Só não dá pra chamar de "novela das nove" porque essa você pode assistir a hora que quiser. Veja:
FORMATO
Apesar de ser um novelão e se orgulhar de assim ser, Beleza Fatal tem menos da metade dos capítulos exibidos pelas emissoras. "É uma novela com botox", como a própria diretora Maria de Médicis já disse. Ou seja, enquanto os canais abertos exibem mais de 140 capítulos, a trama da Max conta com apenas 40.
Ainda que a própria plataforma esteja chamando a trama de série, a estrutura do capítulo segue a cartilha de um capítulo folhetinesco. A ideia é entregar uma trama melodramática, mas mais envolvente e dinâmica, apenas sem muita enrolação. E é o que de fato acontece. A cada episódio os espectadores são bombardeados de novas informações, intrigas e surpresas, não deixando um capítulo cansativo ou enrolado. É sensação de novela mesmo, só que mais rápido. Sem tempo né?!
GANCHOS
A ideia de disponibilizar cinco episódios por semana também aproxima a produção das novelas, principalmente por mexer com a ansiedade do público. A tática já havia sido utilizada pela Globo em Todas as Flores e é usada em algumas séries, com lançamentos por blocos. Derivada de ganchos dos folhetins, a espera diário de capítulos se transporta em Beleza Fatal para oito blocos - entre os dias 27 de janeiro e 17 de março-, totalizando 40 capítulos. Entre os blocos, o público fica com o que já está acostumado nas tramas: ganchos de tirar o fôlego (ou soltar um p***).
TEMA
Nada de voar para castelos distantes ou conhecer reinos fictícios (nada contra, porque a gente ama também), mas a maior prova de que Beleza Fatal pode ser os temas abordados: crimes (já no primeiro capítulo), romance (do que a gente torce ao cafona e ao que a gente odeia), vingança (a la Conde de Monte Cristo), suspense e até pen drive. Só com isso Beleza Fatal já mostra que consegue atrair os telespectadores mais "clássicos" contando a história de uma jovem que promete se vingar de sua tia por acabar com a vida de sua mãe. Um drama acompanhado de trilha sonora e barraco ambientado em cenários luxuosos do Rio de Janeiro (RJ) - mas não só isso.
ELENCO
Tudo acima já faz de Beleza Fatal uma novela. Agora para ter mais ainda cara de folhetim - e de sucesso -, a equipe fez questão de rechear com um...elenco de novela. Com nomes de peso - principalmente de ex-globais -, a trama consegue atrair pela história e pelo rosto e entregar tudo o que o brasileiro mais ama: um bom mexido na pele de atores aclamados pelo gênero.
Olha só. A trama conta com a participação de Augusto Madeira, Breno Ferreira, Caio Blat, Camila Pitanga, Camila Queiroz, Enzo Romani, Fernanda Marques, Giovanna Antonelli, Herson Capri, Julia Stockler, Kiara Felippe, Manu Morelli, Marcelo Serrado, Mariana Molina, Melissa Sampaio, Murilo Rosa, Naruna Costa, Reinaldo Junior, Vanessa Giácomo e muito mais.
Ver essa foto no Instagram