1 evento ao vivo

Por voz grossa, atriz de 'Malhação' foi dublada: "engraçado"

24 mar 2014
20h17
  • separator
  • 0
  • comentários

A beleza de Milena Toscano é marcante. Mas a atriz, dona de um intenso olhar felino, parece nem se lembrar disso. Para ela, o que importa mesmo é estar sempre pronta para qualquer situação. Por isso, entre um trabalho e outro, ela se matricula em cursos livres de teatro e aulas de corpo com o intuito de se reciclar e ficar apta para a próxima personagem, qualquer que seja.

<p>Milena Toscano vive a professora B&aacute;rbara na atual temporada de &#39;Malha&ccedil;&atilde;o&#39;</p>
Milena Toscano vive a professora Bárbara na atual temporada de 'Malhação'
Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias / Divulgação

O hábito acabou sendo um importante aliado quando, de uma hora para a outra, a atriz foi convidada para interpretar a professora Bárbara, em Malhação. A poucos dias da virada de 2013 para 2014, Milena recebeu um email da produção da novela a chamando para uma participação até o final da temporada. Em, no máximo, uma semana depois, ela já estava no estúdio gravando.

O pouco tempo que teve para desenvolver o papel, no entanto, não chegou a ser um percalço, já que Milena havia passado o ano inteiro estudando. "Na realidade, você só vê se está preparada ou não na hora que chega lá. Se não estiver, tem de ficar. Rápido", constata, aos risos.

As autoras Patrícia e Ana Maria Moretzsohn escreveram a personagem já pensando em Milena para interpretar. Por isso, a atriz, antes de começar a gravar, decidiu conversar com as duas para saber o que elas estavam esperando. Além disso, ela estudou bem os capítulos que recebeu e a sinopse.

"Malhação é uma trama contemporânea, do dia-a-dia. Então, é uma coisa mais próxima da gente. E o texto é simples, fácil de entender. Foi muito tranquilo", conta. O fato de conhecer algumas pessoas do elenco, como Larissa Bracher e Erom Cordeiro, também contribuiu para que a atriz não tivesse a sensação de "pegar o bonde andando".

Esta não é a primeira vez que Milena integra o elenco da novela teen. Em 2009, ela interpretou Paloma na temporada que tinha Bianca Bin e Humberto Carrão como protagonistas. Estar de volta, agora na pele de uma professora, faz a atriz perceber o amadurecimento natural das personagens que interpreta.

"É engraçado porque você faz como aluna e, depois de um tempo, volta como professora. Já fui adolescente, já tive todos os conflitos e agora olho por um prisma diferente. É muito mais divertido olhar de fora e ver que minha carreira evoluiu e que eu evoluí como pessoa junto com as personagens", analisa a atriz de 30 anos.

Desde que estreou na TV, em uma participação em A Casa das Sete Mulheres, de 2003, Milena já experimentou as diferentes faixas horárias de novelas da Globo. E tem uma certeza: o público de Malhação é o mais caloroso. Tanto que, dia desses, quando estava fazendo uma peça em São Paulo, se deparou com cerca de 20 adolescentes gritando seu nome. Na hora, não entendeu muito bem o que estava acontecendo. Até se dar conta de que o motivo era sua personagem em Malhação. "É divertido entender e estudar o público com o qual você está falando", afirma.

Justamente por estar no ar em uma trama voltada para adolescentes é que Milena enxerga seu trabalho com a mesma seriedade que faria caso se tratasse de uma novela as 21h, ou de qualquer outro horário. Principalmente porque, volta e meia, assuntos mais sérios, como educação sexual, são abordados.

"É preciso tomar cuidado porque você está falando com um público muito grande e que está começando a criar o caráter. Hoje em dia, a educação sexual na escola é muito precária e os adolescentes assistem demais a Malhação", defende.

Presença marcante
As feições delicadas de Milena Toscano contrastam com seu vozeirão. Por isso, ao longo dos anos, a atriz precisou desenvolver maneiras de amenizar o tom grave da voz, dependendo da personagem que interpretasse. Ela chegou, inclusive, a fazer aulas específicas para isso. Mas, desde novinha, esta é uma característica marcante. Tanto que, em seu primeiro trabalho audiovisual, o filme Memórias Póstumas de Brás Cubas, ela foi dublada. "Eu tinha 15 anos. Estou com uma voz fininha no filme. É engraçado", diverte-se.

Em Araguaia, novela que protagonizou em 2010, Milena também precisava tomar cuidado. Principalmente, nas cenas em que Manuela, sua personagem, discutia com alguém. "Se eu já falo grosso, imagina gritando! Às vezes, o Jayme Monjardim (diretor) pedia: 'tenta falar um pouco mais fino. Desse jeito, eu teria medo de brigar com sua personagem'", recorda, bem-humorada.

Hoje em dia, a atriz pensa em se matricular em aulas de canto para trabalhar a afinação e, quem sabe, integrar o elenco de um musical. "Não quero cantar. Só quero ser afinada para, se um dia eu precisar disso, estar pronta", planeja.

Instantâneas
# Sempre que está no ar, Milena Toscano gosta de acompanhar as redes sociais para saber sobre a aceitação de suas personagens diante do público. "Por enquanto, está tudo ótimo com a Bárbara", garante.

# Mudar o visual drasticamente de um trabalho para o outro é uma constante na carreira da atriz, que já foi morena, loura platinada, exibiu fios bem curtos e também compridos e volumosos. Para o filme Olga, ela chegou a ficar careca. "Adoro mudar. Ajuda a criar a identidade do papel", explica.

# Quando mais nova, o sonho de Milena era ser modelo de passarela. "Mas eu não cresci. O que posso fazer?", brinca ela, que tem 1,70m e fez muita publicidade antes de se tornar atriz.

# Atualmente, Milena concilia as gravações de Malhação com as apresentações da peça Meu Ex Imaginário, com que está viajando pelo Brasil nos finais de semana.

Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias / Divulgação

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: TV Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade