0

'Malhação' se renova longe da escola para abordar conflitos familiares

6 jul 2013
16h01
atualizado às 21h57
  • separator
  • 0
  • comentários

Permanecer no ar por quase duas décadas é um grande feito para qualquer programa de TV. Mas a temporada de Malhação que se inicia nesta semana chega com uma característica ainda mais especial que os 18 anos completados no último mês de abril. Depois de estrearem o programa em 1995, Patrícia Moretzsohn e Ana Maria Moretzsohn se juntam, mais uma vez. Agora, para dar nova cara ao seriado adolescente da Globo. E deixam totalmente em segundo plano as relações escolares para abordar mesmo os assuntos que se passam dentro de casa. "É uma história de família e feita também por uma família. Vamos mostrar enredos, angústias e dilemas vividos por jovens de todas as gerações. Além de discutir as novas organizações familiares a partir de um casal que reúne seus seis filhos de casamentos diferentes", adiantou o diretor de núcleo, Dennis Carvalho.

A trama gira em torno da família de Anita e Sofia, papéis de Bianca Salgueiro e Hanna Romanazzi. As duas são filhas de Vera e Caetano, vividos por Isabela Garcia e Paulo Betti, mas seus pais são separados e, atualmente, casados com outros parceiros. Ele namora Bernardete, de Fernanda Souza. Já a mãe se casa com Ronaldo, interpretado por Tuca Andrada, que compra um grande casarão no Grajaú, Zona Norte do Rio, para morar com seu casal de filhos, as duas filhas de Vera e o caçula, fruto da relação com a atual esposa. Isso sem contar com Ben, de Gabriel Falcão, o mocinho da vez. O rapaz chega dos Estados Unidos para morar com o pai, Ronaldo, formando um triângulo com as filhas da madrasta. Anita se apaixona por ele antes mesmo de saber sobre o "parentesco", mas ele só tem olhos para Sofia. Esse conjunto soma muitos atores em um único cenário, o que pode dificultar a direção-geral de Vinícius Coimbra. "Neste início, ensaiamos muitas vezes para que o elenco se acostume com as deixas, acerte o ritmo e, assim, tenha uma energia boa nas gravações. Depois de um tempo, isso fica mais natural", avaliou Vinícius. 

Por ter boa parte de sua história ambientada no bairro do Grajaú, a cidade cenográfica desta 21ª temporada foi inspirada na região. Mas, assim como as desenvolvidas para o seriado anteriormente, não é uma reprodução. "Criamos um centro comercial, com uma papelaria em volta da praça. A vizinhança fica entre prédios e casas bem diversificadas", contou o cenógrafo Paulo Renato. Além da praça principal, a cidade conta com pista de skate, bosque com aparelhos de ginástica, um salão de beleza e as fachadas do casarão de Ronaldo e Vera e da residência da vilã Maura, vivida por Alexandra Richter. Por se tratar de um imóvel velho e em reforma, tanto os cenários quanto o exterior do casarão passarão por transformações ao longo desta temporada. 

A experiência de Vinícius Coimbra no cinema traz benefícios. Adepto de imagens com profundidade valorizada, o diretor optou por uma cidade cenográfica mais ampla. Porém, outro detalhe o ajuda a alcançar o objetivo desejado nas cenas que envolvem atividades esportivas. "Os colégios Destaque, de ensino médio, e Santa Margarida Ebner, de ensino fundamental, funcionam em locações de verdade. Com isso, temos campo de futebol, piscina e quadra de vôlei com tamanhos reais", explicou ele, orgulhoso por ter tirado esses ambientes de dentro do Projac, complexo de estúdios e cidades cenográficas da Globo.

Para reafirmar o conceito de alcançar a família a partir de seus conflitos, a equipe conta com um detalhe que dá certo charme à abertura do programa. A trilha escolhida foi a canção Família, da banda Titãs. Mas a gravação, embalada pelo clima de agregação desta temporada, não poderia se aproximar mais da proposta das autoras. "A música foi regravada pelo Nando Reis e seus três filhos, que são músicos. A gravação casou muito bem com o que a gente quer fazer", diz Dennis. 

Malhação – Globo – Segunda a sexta, às 17h40.

Quem é quem:
Núcleo do casarão
Ronaldo (Tuca Andrada) – Namora Vera (Isabela Garcia), com quem teve o filho Pedro (Marlon Queiroz). Também é pai de Giovana (Bruna Griphao) e Vitor (Eduardo Mello). Vendeu um restaurante para comprar um casarão e, assim, se casar e juntar seus filhos e os da atual esposa sob o mesmo teto. Trabalha como gerente do antigo negócio e faz tudo pelo bem de sua família.
Vera (Isabela Garcia) – Mãe de Anita (Bianca Salgueiro) e Sofia (Hanna Romanazzi), se separou de Caetano (Paulo Betti) há anos. É formada em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão. Doceira, ajuda nas contas de casa vendendo quitutes. 
Anita (Bianca Salgueiro) – Filha mais velha de Vera e Caetano, é uma menina realista que sonha ingressar na faculdade de arquitetura. Namorou Martin (Hugo Bonemer) por dois anos e se apaixona por Ben (Gabriel Falcão). 
Sofia (Hanna Romanazzi) – Vaidosa, popular e descolada, é contra a relação da mãe com Ronaldo. Acha a irmã Anita muito careta e gosta de ser o centro das atenções.
Giovana (Bruna Griphao) – Filha de Ronaldo, sonha ser cantora de rock. Por isso, participa do coral da escola, aproveitando as aulas de canto. 
Vitor (Eduardo Mello) – Fera em vôlei, sonha entrar para a seleção brasileira. Filho de Ronaldo, que exige que o garoto leve os estudos com a mesma seriedade que o esporte.
Pedro (Marlon Queiroz) – Único filho da relação de Vera e Ronaldo, possui inteligência acima da média e é extremamente maduro. Através dele, a série abordará a questão de como tratar um superdotado. 
Omar (Pedro Henrique Monteiro) – Fiel escudeiro de Ronaldo, é garçom do restaurante que era do amigo e quer ajudá-lo a se reerguer financeiramente. 
Benjamin, o Ben (Gabriel Falcão) – Mudou-se para os Estados Unidos quando criança junto com a mãe. Mas sempre sonhou voltar ao Brasil. Conhece Anita, que se apaixona por ele. Mas o rapaz se encanta mesmo é por Sofia. Depois de conhecer as meninas, descobre que é filho do atual padrasto delas. 
Luciana (Luísa Micheletti) – Desempregada, sem namorado e sem ter onde morar, vive encostada na irmã Vera. Dorme no sofá-cama do casarão. 

Os vizinhos
Maura (Alexandra Richter) – Produtora de festas, fica frustrada depois de se separar de um marido rico e voltar a viver na Zona Norte. Sonha em comprar o casarão de Ronaldo para expandir seu negócio, uma casa de festas. Mãe de Sidney (Vitor Thiré) e tia de Zelândia (Flávia Rubim), que passa a morar com ela.
Sidney (Vitor Thiré) – Amigo de infância de Ben. É mimado e apaixonado por Sofia, mas vive tentando seduzir Zelândia.
Zelândia (Flávia Rubim) – Sobrinha de consideração de Maura, ajuda a tia nos eventos. Na verdade, é explorada por ela nos afazeres domésticos. 

Emergentes da Barra da Tijuca
Caetano (Paulo Betti) – Ex-marido de Vera e pai de Anita e Sofia, se envolve sempre em negociatas. É apaixonado pela ex-mulher, mas namora Bernardete.
Bernardete (Fernanda Souza) – Moça pobre que conheceu Caetano e se apaixonou. Passou a morar em um condomínio sofisticado da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Tem ótima relação com Anita e Sofia. Sonha em casar oficialmente com Caetano.
Abelardo (Marcelo Laham) – Assistente de Caetano, mas é apaixonado por Bernardete, de quem sempre leva foras.
Martin (Hugo Bonemer) – Vizinho de Caetano e Bernardete, é vaidoso e não aceita que Anita tenha terminado o namoro. Pratica golfe e quer entrar na faculdade de medicina.
Flaviana (Anna Rita Cerqueira) – Melhor amiga de Sofia, é apaixonada por Martin, mas logo vai ter seu coração partido e planejar uma vingança.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Fonte: TV Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade