Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz teve crise de bipolaridade e surtou durante gravações de novelas; descubra qual

No ar em 2001, os bastidores da novela Porto dos Milagres passaram por momentos de tensão durante crises de Cássia Kis; saiba tudo sobre

20 ago 2025 - 07h33
Compartilhar
Exibir comentários
Os bastidores da novela Porto dos Milagres (2001) passaram por momentos de tensão durante crises de Cássia Kis
Os bastidores da novela Porto dos Milagres (2001) passaram por momentos de tensão durante crises de Cássia Kis
Foto: Divulgação/Roberto Steinberger/Globo / Caras Brasil

No ar em 2001, Porto dos Milagres ocupou o espaço de novela das oito por mais de seis meses na programação da TV Globo, chegando a 203 capítulos. Criada por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares e com direção de Marcos Paulo e Roberto Naar, o projeto teve inspiração nos romances Mar Morto (1936) e A Descoberta da América pelos Turcos (1994) de Jorge Amado.

Chamada de "a maior superprodução da história dramatúrgica brasileira" pela imprensa da época, a novela estrelada por Cássia Kis e Antônio Fagundes custou de US$ 80 mil por capítulo. Tendo grande parte das suas cenas gravadas em locações como a Ilha de Comandatuba e a cidade de Sevilha, na Espanha, os bastidores da trama não eram tão glamourosos quanto pareciam nas páginas dos jornais.

A protagonista Cássia Kis relatou já ter explodido, gritado e chorado durante as gravações. Diagnosticada com transtorno de bipolaridade, a atriz teve crises descarriladas devido à alta carga de filmagens: "Enlouquecida", assumiu a atriz.

"Em Porto dos Milagres, gravava muito, ainda fazia uma peça de teatro e tinha as crianças. Estava grávida do meu terceiro filho e passava a noite estudando. Às vezes, não dava tempo de passar todas as cenas", relatou Cássia em entrevista à Quem em 2007. "Em vez de procurar o produtor da novela e dizer: 'Desculpa, tem três ou quatro cenas que não tenho condição de fazer', eu me desdobrava para gravar. Mas não conseguia e explodia. Saía do estúdio gritando, chorando, totalmente enlouquecida. Para a equipe, eu era a doida da Cássia, a pessoa difícil".

Na época, a artista relembrou ser olhada de maneira atravessada pelos colegas de elenco e que, por causa disso, passou a se "vigiar". A bipolaridade, no entanto, é uma questão hereditária. Segundo Cássia, sua mãe e avó também sofriam da mesma condição. 

"A bipolaridade vem da minha história de família. Tive uma mãe que sumia de casa durante dez dias e reaparecia como mendiga. Minha avó vivia em manicômio, sumiu, morreu e foi enterrada como indigente", contou.

Ainda na conversa com à Quem, a atriz revelou que começou a tomar remédios para tratar a bipolaridade após enfrentar uma série de crises, que estavam prejudicando seu então casamento com o jornalista Sérgio Brandão. Essas crises aconteciam em momentos de insegurança e levaram o marido da artista à impor o tratamento psiquiátrico como uma condição para continuar a relação entre os dois.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA CARAS BRASIL NO INSTAGRAM:

View this post on Instagram

A post shared by CARAS (@carasbrasil)

Caras Brasil Caras Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade