Mundial de Clubes faz Globo marcar golaço no Ibope e conseguir faturamento impressionante
Torneio reaviva empolgação de assistir a futebol na TV e confirma teoria sobre o futuro dos canais abertos
Na quinta-feira (19), a transmissão da partida entre Palmeiras e Al-Ahly pela Copa do Mundo de Clubes aumentou a audiência da Globo em 6 pontos (equivalentes a 1,2 milhão de pessoas na Grande São Paulo) em relação ao programa anterior, o ‘Globo Esporte’.
À noite, a vitória do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain fez a emissora concentrar 35% dos aparelhos de TV ligados na região metropolitana de SP, maior índice do dia, o mesmo da novela ‘Vale Tudo’ e do ‘Jornal Nacional’.
Resultados igualmente positivos no Ibope se repetiram na maioria dos outros jogos já exibidos, inclusive no domingo (22) à tarde, quando o confronto entre Real Madrid e Pachuca rendeu pico de 17 pontos, mais que o dobro da Record no mesmo horário.
Uma surpresa agradável para a Globo e também à imprensa. Ninguém tinha grande expectativa sobre o torneio da FIFA disputado nos Estados Unidos.
O interesse de tantos telespectadores reflete a euforia nas redes sociais: o novo Mundial levou alguns times e jogadores — a exemplo do Flamengo e de Everaldo, do Fluminense — ao 1º lugar no Trending Topics Brasil do X, rede social que serve de termômetro para a televisão.
A maioria dos programas esportivos passou a dedicar espaço maior à competição, com comentaristas dedicados a analisar inclusive as partidas sem times brasileiros. Empolgação só vista em época da Copa com seleções.
O oba-oba provocado pelo Mundial de Clubes reforça a teoria de que o futuro da TV aberta está cada vez mais atrelado a grandes transmissões ao vivo, principalmente de esporte. É o tipo de evento que, além de aumentar a audiência, gera altas receitas publicitárias.
Para a cobertura desta primeira edição do Mundial de Clubes, a Globo fechou cotas com 16 marcas, com preços de R$ 16 milhões a R$ 75 milhões. Faturamento total em torno de R$ 500 milhões.
Vale tanto a pena que o canal alterou horários intocáveis de sua programação para mostrar os jogos. Afinal, dinheiro na conta é tão importante quanto a bola no fundo da rede.
