Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundial de Clubes faz Globo marcar golaço no Ibope e conseguir faturamento impressionante

Torneio reaviva empolgação de assistir a futebol na TV e confirma teoria sobre o futuro dos canais abertos

23 jun 2025 - 07h11
(atualizado às 07h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Na quinta-feira (19), a transmissão da partida entre Palmeiras e Al-Ahly pela Copa do Mundo de Clubes aumentou a audiência da Globo em 6 pontos (equivalentes a 1,2 milhão de pessoas na Grande São Paulo) em relação ao programa anterior, o ‘Globo Esporte’.

À noite, a vitória do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain fez a emissora concentrar 35% dos aparelhos de TV ligados na região metropolitana de SP, maior índice do dia, o mesmo da novela ‘Vale Tudo’ e do ‘Jornal Nacional’.

Resultados igualmente positivos no Ibope se repetiram na maioria dos outros jogos já exibidos, inclusive no domingo (22) à tarde, quando o confronto entre Real Madrid e Pachuca rendeu pico de 17 pontos, mais que o dobro da Record no mesmo horário.

Uma surpresa agradável para a Globo e também à imprensa. Ninguém tinha grande expectativa sobre o torneio da FIFA disputado nos Estados Unidos.

O interesse de tantos telespectadores reflete a euforia nas redes sociais: o novo Mundial levou alguns times e jogadores — a exemplo do Flamengo e de Everaldo, do Fluminense — ao 1º lugar no Trending Topics Brasil do X, rede social que serve de termômetro para a televisão.

A maioria dos programas esportivos passou a dedicar espaço maior à competição, com comentaristas dedicados a analisar inclusive as partidas sem times brasileiros. Empolgação só vista em época da Copa com seleções.

O oba-oba provocado pelo Mundial de Clubes reforça a teoria de que o futuro da TV aberta está cada vez mais atrelado a grandes transmissões ao vivo, principalmente de esporte. É o tipo de evento que, além de aumentar a audiência, gera altas receitas publicitárias.

Para a cobertura desta primeira edição do Mundial de Clubes, a Globo fechou cotas com 16 marcas, com preços de R$ 16 milhões a R$ 75 milhões. Faturamento total em torno de R$ 500 milhões. 

Vale tanto a pena que o canal alterou horários intocáveis de sua programação para mostrar os jogos. Afinal, dinheiro na conta é tão importante quanto a bola no fundo da rede.

Luís Roberto tem narrado os principais jogos da Copa dos Clubes na Globo
Luís Roberto tem narrado os principais jogos da Copa dos Clubes na Globo
Foto: Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade