Jornalista da Globo pede desculpa por fala sobre guerra no Oriente Médio: 'Me expressei mal'
Eliane Cantanhêde disse que intenção era apenas compreender os sistemas de defesa de Israel e Irã
A jornalista Eliane Cantanhêde, da Globo News, pediu desculpas por um comentário polêmico sobre a guerra entre Israel e Irã, afirmando que se expressou mal e que sua intenção era abordar uma questão técnica sobre sistemas de defesa.
A jornalista Eliane Cantanhêde, do canal Globo News, pediu desculpas neste domingo, 22, depois da repercussão negativa de um comentário que fez durante o programa Em Pauta na última sexta-feira, 20, sobre a guerra no Oriente Médio entre Israel e Irã.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante o comentário, Eliane fez uma colocação ao indagar o colega Jorge Pontual, correspondente da Globo nos EUA, sobre a não efetividade dos ataques do Irã a Israel.
"Por que os mísseis de Israel destroem Gaza, matam milhares e milhares de pessoas, e os mísseis que saem do Irã e efetivamente caem em Israel não matam ninguém?", perguntou.
No sábado, 21, Eliane publicou um esclarecimento nas redes sociais dizendo que sua intenção era apenas compreender os sistemas de defesa dos países envolvidos. Neste domingo, a jornalista reconheceu o erro e pediu desculpas.
"Depois de rever a gravação da pergunta que fiz na sexta-feira, reconheço que me expressei mal e dei margem a conclusões equivocadas, que não representam meu pensamento, pelo que peço desculpas. A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa", escreveu a jornalista no X.
Depois de rever a gravação da pergunta que fiz na sexta-feira, reconheço que me expressei mal e dei margem a conclusões equivocadas, que não representam meu pensamento, pelo que peço desculpas. A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa.
— Eliane Cantanhêde (@ECantanhede) June 22, 2025
O pedido de desculpas da jornalista foi lido ao vivo na programação do canal na manhã deste domingo.