GloboNews exibe pesquisa sobre vantagem de candidatos da TV nas eleições
Levantamento da Quaest prova o valor da visibilidade midiática dos apresentadores Datena e Tramonte
Na ‘Central GloboNews’, o diretor da Quaest, Felipe Nunes, divulgou uma pesquisa a respeito do grau de popularidade dos candidatos das próximas eleições municipais em algumas capitais. O resultado ressalta o poder da televisão.
Entre os postulantes a prefeito na cidade de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), apresentador do ‘Brasil Urgente’, na Band, é conhecido por 90% dos entrevistados. À frente do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB, 77%), de Guilherme Boulos (PSOL, 76%) e de dois nomes fortes na internet, Pablo Marçal (PRTB, 52%) e Tabata Amaral (PSB, 50%).
A exposição diária na TV aberta, ao longo de décadas, coloca Datena em posição privilegiada. O conteúdo de seu programa, com foco em notícias sobre segurança pública, também explica o alto grau de conhecimento entre os eleitores.
No levantamento sobre Belo Horizonte, a teoria se repete. O apresentador e candidato Mauro Tramonte (Republicanos), que comandou o ‘Balanço Geral’ da Record por 16 anos, até maio, é reconhecido por 85% do eleitorado. O atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), aparece com 57% no levantamento.
Os dados da Quaest mostram o poder de influência da televisão. Por isso, ainda é priorizada no marketing de todas as campanhas, mesmo com o crescente impacto das redes sociais nas eleições. A transição do veículo de comunicação para a política foi feita por João Doria, Thammy Miranda, Jean Wyllys, Tiririca, Mario Frias, Alexandre Frota, Joyce Hasselmann, Clodovil, entre outros.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.