Globo teve ‘sem-teto sedutores’ como o de Planaltina
Novelas mostraram personagens com pinta de galã vivendo em situação de rua
O caso do morador de rua Givanildo Alves, flagrado fazendo sexo com a mulher de um personal trainer no carro dela, em Planaltina (DF), não sai da mídia. Ele ganhou seus 15 minutos de fama, com direito a entrevistas, incontáveis memes e páginas fakes em redes sociais.
A maior parte da imprensa aborda o fato, que resultou em agressão física ao homem e superexposição vexatória do casal, com viés cômico.
As questões sérias, como os possíveis transtornos emocionais dos protagonistas da história, a condição de miséria do sem-teto e a hipótese de haver riparofilia (prazer sexual naquilo que aos outros causa nojo), não ganharam o destaque necessário.
Da realidade para a ficção, algumas novelas da Globo mostraram personagens em situação de rua que roubaram a cena. Em ‘Império’, o aspirante a ator Leonardo (Klebber Toledo) personificava o ‘mendigo gato’.
Uma depressão profunda levou o jovem galã à sarjeta. Acabou resgatado por Amanda (Adriana Birolli), com quem manteve um romance. Terminou a trama nos braços do cerimonialista Cláudio (José Mayer), por quem sempre foi apaixonado.
O Jonatas (Felipe Simas), de ‘Totalmente Demais’, tinha o centro do Rio como casa. Perambulava sem rumo, vendendo balas para sobreviver. Ao contrário dos mendigos da região, ele tinha aparência limpa e saudável.
Sentiu amor à primeira vista por Eliza (Marina Ruy Barbosa), garota do interior que acabava desabrigada ao tentar a sorte na Cidade Maravilhosa. Após idas e vindas, e muito sofrimento, os dois ganharam um final feliz.
Quase irreconhecível, Leopoldo Pacheco interpretou o sem-teto Feliciano em ‘O Sétimo Guardião’. No passado, havia sido milionário e ajudou Valentina (Lília Cabral) quando ela se viu abandonada pelo marido e sem dinheiro.
A paixão não correspondida pela vilã o fez renunciar à fortuna e viver sem nada, dormindo diante da igreja da cidade. Teve desfecho triste: assassinado por fazer parte da irmandade que guardava o segredo de uma fonte milagrosa.