PUBLICIDADE

Globo lança campanha contra fake news focada na eleição

Alvo frequente de boatos, canal diz que vai combater “fraude” e “mentira” em nome da democracia

2 abr 2022 11h38
ver comentários
Publicidade
Bonner e Renata Vasconcellos se preparam para cobertura tensa da eleição
Bonner e Renata Vasconcellos se preparam para cobertura tensa da eleição
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

O Grupo Globo lançou nova fase de sua campanha ‘Fato ou Fake’. O vídeo começou a ser exibido nos intervalos da TV Globo. Haverá espaço para desmentidos no ‘Jornal Nacional’.

Criado em 2018, o projeto mira agora a previsível onda de boatos relacionados com a eleição presidencial de outubro. “Quer ouvir uma verdade? Esse ano vai ter muitas fakes news”, diz a locução.

“O nome é fake news, mas você pode chamar de fraude, de mentira”, prossegue a mensagem. “A gente busca a verdade para você não acreditar em fraude, porque jornalismo é essencial para a sociedade e a democracia.”

A cúpula da emissora prevê muitos ataques, especialmente nas redes sociais, contra sua linha editorial e os principais âncoras, a exemplo do que já ocorreu com William Bonner nos últimos anos.

As equipes de reportagem estarão em alerta com a possibilidade de agressões verbais e físicas. Seguranças poderão dar suporte aos profissionais da TV em gravações e links (entradas ao vivo).

Criticado da extrema-direita à extrema-esquerda, o jornalismo da Globo deve viver o momento mais tenso de sua história desde o período das Diretas Já.

Ao longo da cobertura dessa eleição potencialmente polarizada, terá de desviar de extremistas, combater as fake news e provar a imparcialidade de seu jornalismo.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade