PUBLICIDADE

Em crise, novelas da Record esboçam reação de audiência

‘Os Dez Mandamentos’ e ‘Apocalipse’ buscam recuperar público das tramas bíblicas

26 fev 2018 - 08h25
Compartilhar
Exibir comentários

A teledramaturgia da RecordTV enfrenta um momento delicado. Perdeu boa parte dos noveleiros conquistados nos últimos anos.

Sucessos como ‘Os Dez Mandamentos’ (16 pontos de média) e ‘A Terra Prometida’ (15 pontos) foram substituídos por produções pouco empolgantes e com audiência abaixo do esperado.

Ricardo Montana (Sergio Marone), o grande vilão de ‘Apocalipse’: excesso de proselitismo religioso espantou muitos telespectadores da novela.
Ricardo Montana (Sergio Marone), o grande vilão de ‘Apocalipse’: excesso de proselitismo religioso espantou muitos telespectadores da novela.
Foto: Reprodução/Facebook/RecordApocalipse

A trama medieval ‘Belaventura’, exibida entre julho de 2017 e janeiro deste ano, teve recepção fria logo na estreia. Acabou encurtada. A média no Ibope foi de apenas 6 pontos.

‘O Rico e o Lázaro’, no ar de março a novembro do ano passado, também não alcançou a meta. Sem empolgar, terminou com 10 pontos de média.

A principal novela do momento, ‘Apocalipse’, mergulhou a RecordTV numa crise existencial e midiática.

Ao promover a religião evangélica com base no ataque ao catolicismo, impôs um ideologismo que afastou milhares de telespectadores.

Passou a ser interpretada não como uma obra artística, e sim um panfleto da Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo dono da emissora, bispo Edir Macedo.

Os 11 pontos de média na primeira semana de exibição, em novembro, jamais se repetiram. No auge da retração, o folhetim apocalíptico marcou 5 de média em vários capítulos.

Ajustes emergenciais começam a surtir efeito. Nas últimas quatros semanas, houve recuperação no Ibope. Em alguns dias, registrou 10 de média – no geral, está com 7 pontos.

A reprise de ‘Os Dez Mandamentos’, iniciada em julho, também reconquista audiência. Estagnada entre 5 e 7 pontos durante meses, chegou aos 10 em episódios recentes.

Espera-se que a teledramaturgia da RecordTV reencontre o caminho exitoso aberto pela história liderada por Moisés (Guilherme Winter), com novelas interessantes a pessoas de quaisquer religiões, ou até sem fé alguma.

A ficção da emissora havia se tornado uma alternativa interessante aos folhetins da Globo e às produções do SBT. Quanto mais opções de qualidade, maior a chance de o noveleiro se divertir.

Veja também:

Todo Clichê do Amor Trailer:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade