PUBLICIDADE

Público de reality culinário adora torcer a favor ou contra

Principais atrações de TV focadas em gastronomia atingiram quase 400 milhões de pessoas no Instagram e Facebook

12 set 2019 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários

O brasileiro tem fome de programas gravados em cozinha. A prova disso são os números das aferições realizadas pelo Target Group Index, da Kantar Ibope Media.

De janeiro a agosto deste ano, os tweets a respeito de seis produções do gênero – Bake Off Brasil/SBT, Masterchef Brasil/Band, Top Chef Brasil/RecordTV, Duelo de Confeiteiros Buddy vs Duff/RecordTV, Junior Bake Off Brasil/SBT e Mestre Cervejeiro/Globo – foram visualizados 371 milhões de vezes pelos usuários da rede social.

O vencedor do MasterChef Brasil 2019, Rodrigo Massoni, durante prova no programa
O vencedor do MasterChef Brasil 2019, Rodrigo Massoni, durante prova no programa
Foto: Band/Divulgação

No Facebook e Instagram, três programas (Bake Off Brasil/SBT, Masterchef Brasil/Band e Top Chef Brasil/RecordTV), alcançaram 397 milhões de pessoas, com 8,8 milhões de reações.

Os números surpreendem por serem superiores ao da população brasileira (210 milhões de habitantes).

O sucesso desses realities nas redes sociais é bem maior do que a audiência deles na TV.

Os programas registram entre 4 e 10 pontos, com no máximo 2 milhões de telespectadores na Grande São Paulo.

A maioria dos telespectadores dessas atrações gastronômicas – e etílica, no caso do Mestre Cervejeiro – é de mulheres a partir de 25 anos.

Chama a atenção não apenas o apelo visual das delícias doces e salgadas (ou alcoólicas) preparadas diante das câmeras, mas também o clima de guerra entre eles.

Em algumas atrações, o roteiro explora clichês de novela. Transforma participantes em heróis e vilões – e atiça a competitividade do próprio público.

Veja também:

Demi Lovato exibe 'corpo real', desabafa e inspira fãs:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade