0
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Novelas inéditas da RecordTV vivem caos no Ibope

‘Belaventura’ e ‘Apocalipse’ registram menos audiência do que reprises exibidas à tarde

18 dez 2017
19h00
atualizado às 19h00
  • separator
  • comentários

A sexta-feira (15) foi um dia para esquecer na teledramaturgia da RecordTV. Os dois folhetins do horário nobre tiveram recorde negativo de audiência.

A trama medieval ‘Belaventura’, no ar desde julho, marcou apenas 3.8 pontos. Já ‘Apocalipse’, inspirada no livro bíblico homônimo, registrou 5.8 no Ibope – pior índice desde a estreia, em novembro.

Cena de ‘Apocalipse’: o telespectador rejeitou a novela que opõe católicos e evangélicos na trama
Cena de ‘Apocalipse’: o telespectador rejeitou a novela que opõe católicos e evangélicos na trama
Foto: Reprodução/RecordTV / Sala de TV

Reprises vespertinas como ‘Ribeirão do Tempo’ (RecordTV, 6.8 pontos) e ‘Um Caminho para o Destino’ (SBT, 6.3 pontos), atraíram mais público do que as duas produções inéditas do canal do bispo Edir Macedo.

Na média parcial, a tão aguardada ‘Apocalipse’ está com 9 pontos – três a menos do que a antecessora ‘O Rico e o Lázaro’ no mesmo período inicial de exibição, e 6 pontos atrás do começo de ‘A Terra Prometida’.

As novelas enfrentam rejeição surpreendente. Numa comparação com o fenômeno ‘Os Dez Mandamentos’, de 2015, a emissora perdeu 40% de telespectadores de sua dramaturgia, algo como 1,5 milhão de pessoas somente na Grande São Paulo.

A queda preocupante registrada com ‘Escrava Mãe’ (média geral 11 pontos) e ‘O Rico e o Lázaro’ (10 pontos) se agravou rapidamente com as atuais tramas.

Uma explicação plausível é a perda da identidade artística que a RecordTV conseguira implantar. O canal construiu seu próprio DNA de ficção com as megalômanas produções baseadas em textos da Bíblia.

‘Belaventura’, ainda que seja igualmente de época, parece mais uma novela das 19h da Globo, como ‘Que Rei Sou Eu?’ (1989), do que um folhetim histórico da boa safra que a emissora plantava e colhia.

Contemporânea, ‘Apocalipse’ também está a anos-luz do que agradou ao público de ‘Os Dez Mandamentos’ e ‘A Terra Prometida’.

Ao tentar fazer algo diferente – e cair na velha armadilha de se aproximar do estilo dramatúrgico da rival Globo –, a RecordTV se perdeu.

Mas ainda há tempo de reencontrar o caminho do sucesso.

Veja também

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade