Novela com homem transexual agita Twitter de Gloria Perez
A Força do Querer estreia somente daqui a três meses, mas já possui uma audiência virtual surpreendente. O próximo folhetim das 21h da Globo está sendo promovido no Twitter de Gloria Perez (@gloriafperez).
Com quase 1,8 milhão de seguidores, a autora revela detalhes de tramas e personagens, posta fotos das gravações e responde dúvidas dos tuiteiros noveleiros.
Gloria sabe como poucos usar o microblog para atiçar a curiosidade de quem gosta de suas temáticas contemporâneas e quase sempre polêmicas.
Não será diferente em sua décima segunda novela. Um dos núcleos gira em torno da transexualidade. A personagem Ivana (Carol Duarte) passará por uma transformação: de mulher a homem trans.
Uma das fontes de pesquisa da novelista foi o escritor João Nery, hoje com 66 anos, primeiro transhomem operado do Brasil e autor do livro Viagem Solitária - Memórias de um transexual 30 anos depois (Casa da Palavra).
Atores transexuais ou que interpretaram esse gênero aparecerão em A Força do Querer em papéis fixos e participações especiais.
Entre eles, Maria Clara Spinelli, destaque como Janete na série Supermax, e Silvero Pereira, que ganhou projeção nacional com o espetáculo BR-Trans, no qual discutiu o preconceito contra travestis, transformistas e transexuais.
Gloria Perez abordou a questão em Explode Coração, de 1995-1996. O ator Floriano Peixoto viveu Sarita Vitti, que se vestia de mulher o tempo todo e fazia shows noturnos.
Outro personagem ligado ao universo LGBT criado pela autora foi Lulu (Eri Johnson), coreógrafo gay na boate Copacabana Café em Barriga de Aluguel (1990-1991).
Em América (2005), a novelista suscitou uma das maiores controvérsias da TV brasileira ao escrever a cena de beijo na boca entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) no último capítulo. A Globo censurou a exibição.
Com ótima premissa, A Força do Querer mostra potencial para mobilizar não apenas o Twitter como outras redes sociais.
A adesão virtual passou a ser imprescindível para uma novela ser considerada um sucesso. Gloria Perez acerta ao se conectar com essa realidade.