3 eventos ao vivo

Lula e Bolsonaro querem duelar com Bonner. Ele vai encarar?

O ex e o atual presidentes estão furiosos com o que chamam de ‘perseguição’ do Jornal Nacional e querem espécie de revanche

31 out 2019
10h12
atualizado às 10h27
  • separator
  • 0
  • comentários

Adversários ideológicos e políticos, Lula e Bolsonaro, quem diria, têm um objetivo comum: digladiar com William Bonner.

William Bonner é o alvo principal da revolta de Lula e Bolsonaro com o jornalismo da Globo
William Bonner é o alvo principal da revolta de Lula e Bolsonaro com o jornalismo da Globo
Foto: João Cotta/TV Globo / Divulgação

Os dois líderes estão furiosos com citações a eles no Jornal Nacional. Querem um embate, cara a cara, com o âncora e editor-chefe do Jornal Nacional.

O petista culpa o jornalismo da Globo por sua condenação na Lava Jato. Em todas as entrevistas concedidas na PF de Curitiba, Lula ataca o jornalista e o canal da família Marinho.

O ex-presidente disse que fará um protesto diante da porta da emissora quando sair da cadeia. Ele está inconformado porque a Globo não manifestou interesse em entrevistá-lo na prisão.

A ira de Bolsonaro está relacionada à cobertura do caso Queiroz envolvendo seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, e à recente ‘bomba’ exibida no JN: a citação do nome do presidente, a partir do depoimento de um porteiro do condomínio onde ele mora, na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Lula, em entrevistas, e Bolsonaro, em transmissão nas redes sociais, pediram espaço no Jornal Nacional para se defender. No fundo, querem um debate direto com Bonner, a quem responsabilizam por hipotética perseguição do jornalismo do canal mais influente do País.

A pergunta é: Bonner vai aceitar tal desafio? Em nome da imparcialidade e do contraditório, deveria abrir espaço especial ao ex e ao atual presidentes. O confronto de opiniões – e das versões conflitantes de uma mesma notícia – é a base do jornalismo profissional.

Na prática, dificilmente o telespectador vai assistir a um ‘olho no olho’ entre o apresentador do JN e seus dois desafetos poderosos. O resultado seria imprevisível.

O debate poderia se transformar em uma discussão fora de controle, com excesso de agressividade verbal. Afinal, Lula e Bolsonaro estão com ‘sangue nos olhos’.

Sob forte pressão, o jornalismo da Globo tem o desafio extra de se mostrar imparcial e confiável e, ao mesmo tempo, promover a autopreservação. A vida não está nada fácil para William Bonner.

Veja também:

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade