0
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Globo faz cruzada contra as ‘fake news’ e os perfis falsos

Emissora demonstra preocupação com as acusações contra seu telejornalismo

13 mar 2018
12h05
  • separator
  • comentários

Nas últimas semanas, o ‘Jornal Nacional’ exibiu algumas matérias a respeito do combate mundial às notícias falsas e aos perfis criados em redes sociais com o objetivo de propagar essas ‘fake news’.

Está evidente que a Globo promove uma campanha para evitar que essa praga virtual prejudique sua própria imagem.

Você, leitor, certamente já viu em sua ‘timeline’ do Facebook ou do Twitter montagens que colocam a emissora como ‘mentirosa’ e ‘golpista’, entre outras acusações.

William Bonner e Renata Vasconcellos, do ‘JN’: a Globo quer se blindar contra seus ‘haters’.
William Bonner e Renata Vasconcellos, do ‘JN’: a Globo quer se blindar contra seus ‘haters’.
Foto: Reprodução/Facebook @jornalnacional

Ou então links de matérias supostamente hospedadas em sites ligados à Globo com manchetes sensacionalistas e explicitamente inverídicas.

Há um forte sentimento anti-Globo circulando na internet – e muita gente compartilha material tóxico sobre o canal da família Marinho sem verificar a procedência e veracidade.

Ao usar seu principal telejornal numa cruzada contra a difamação digital, a emissora tenta antever o que vem por aí na campanha eleitoral.

Vários candidatos devem mirar artilharia contra o telejornalismo global, acusado por muita gente poderosa de não ser imparcial e apartidário.

Desde os protestos de junho de 2013, a Globo enfrenta uma onda de hostilidade nas ruas. Várias equipes de reportagem foram xingadas, ameaçadas e até atacadas fisicamente.

A ação dos ‘haters’ do canal na web alimenta esse ódio ideológico contra a maior e mais influente empresa de comunicação do País.

Apesar dos textões críticos e das ‘fake news’, a Globo continua a liderar com folga a audiência da televisão brasileira.

O ‘JN’, sob o comando do apresentador e editor-chefe William Bonner, e da âncora e editora-executiva Renata Vasconcellos, fechou 2017 com 30 pontos no Ibope – índice maior do que a soma de público de todos os telejornais da concorrência.

Este começo de ano tem sido igualmente positivo ao telejornal. Está com média de 32 pontos. Chegou a reunir diante da TV, em uma única edição, 7,5 milhões de pessoas somente na Grande São Paulo.

Mesmo com tanto poder, a Globo teme o efeito nocivo das notícias falsas. As mentiras propositalmente difundidas são uma ameaça real ao jornalismo e à verdade dos fatos.

Cada internauta precisa ficar atento ao que lê, absorve e compartilha para não se tornar mais uma vítima na guerra virtual da informação.

 

Veja também:

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade