PUBLICIDADE

Ao atacar memes, Globo espanta o público que deveria atrair

Emissora insiste em demonizar a internet ao invés de agradar o usuário que pode gerar audiência

21 jun 2018 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários

Sem ser incomodada pelas concorrentes, a Globo dá tiro no próprio pé de vez em quando para quebrar o marasmo. O novo disparo acerta milhões – repito: milhões – de usuários de redes sociais.

Canal prefere entrar em guerra com quem a divulga na web ao invés de atrair de volta o público que trocou a TV pela internet
Canal prefere entrar em guerra com quem a divulga na web ao invés de atrair de volta o público que trocou a TV pela internet
Foto: TV Globo / Divulgação

A emissora carioca quer impedir a utilização de imagens (frames e GIFs) de seus programas e artistas contratados em memes. Já conseguiu punir alguns perfis do Twitter com base na lei de preservação de direitos autorais.

A Globo insiste em enxergar a internet como inimiga. É uma luta com derrota certa: a web e a liberdade de expressão dos usuários são mais fortes do que o canal da família Marinho.

Ao tentar proibir uma das principais diversões dos internautas – fazer humor usando cenas de novelas e outras atrações –, a poderosa empresa prejudica ainda mais sua imagem junto ao público jovem.

Público este que não está nem aí para a TV aberta e menos ainda para as produções globais. Mas que renderia valiosos pontos no Ibope se fosse melhor tratado e, consequentemente, estimulado a consumir a programação do canal.

Os memes geram publicidade espontânea para a própria Globo. Funcionam tanto quanto as milionárias campanhas convencionais pagas pela emissora e as chamadas poucos criativas de seus programas.

Proibida de produzir e repercutir memes, a galera das redes sociais vai falar o quê da Globo? O canal acha mesmo que pode sobreviver sem a repercussão virtual? 

A cúpula global parece não perceber o risco de perder os telespectadores que só ligam a TV depois de rir dos memes na tela do smartphone. 

Com essa postura arrogante e risível, a Globo reforça uma contradição: é a emissora mais tecnológica do País e a que menos sabe lidar com a massa influente que compõe o universo da internet.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade