10 eventos ao vivo

Alvo de bolsonaristas, Renata Vasconcellos reage com flores

Âncora do ‘Jornal Nacional’ cultiva blindagem contra o ônus da fama e o veneno da radicalização na internet

22 fev 2021
09h24
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Símbolo de inteligência, beleza e elegância na televisão brasileira, Renata Vasconcellos não passa incólume à onda de ódio contra a Globo. Jair Bolsonaro a contestou algumas vezes — inclusive olho no olho, na bancada do ‘JN’, em 2018 — por ter salário menor que o do colega William Bonner, em tentativa de desqualificar a igualdade de gênero e desmoralizar os âncoras.

A dama das flores: Renata Vasconcellos gosta de espalhar o colorido da natureza em casa
A dama das flores: Renata Vasconcellos gosta de espalhar o colorido da natureza em casa
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Na ocasião da sabatina do então candidato à Presidência, Renata o enfrentou com sólido argumento. “Eu poderia até, como cidadã, e como qualquer cidadão brasileiro, fazer questionamentos sobre os seus proventos porque o senhor é um funcionário público, deputado há 27 anos, e eu, como contribuinte, ajudo a pagar o seu salário”, disse.

“O meu salário não diz respeito a ninguém, e eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu”, completou. Naquela noite tensa, a apresentadora virou alvo de apoiadores do político conservador na internet. Foi chamada de “ridícula” e “mentirosa”, entre outros insultos.

Em maio de 2020, novo ataque de Bolsonaro: ele disse em uma ‘live’ que a jornalista fazia “cara de freira arrependida” ao noticiar a escalada de mortes por covid-19 no País. Diante daquela grosseria e de ofensas em outros momentos, Renata Vasconcellos manteve a quietude.

Nos momentos de folga, a jornalista tem prazer em cuidar de flores e da decoração
Nos momentos de folga, a jornalista tem prazer em cuidar de flores e da decoração
Foto: Reprodução

Publicamente, não caiu na armadilha das provocações dos desafetos. Parece ter seguido o conselho de um dos maiores escritores do Brasil, Caio Fernando Abreu (1948-1996): “Ignore, não ligue, não responda. O silêncio destrói qualquer um”. Ao descartar o contra-ataque raivoso, tão comum a quem é aviltado na web, a âncora e editora-executiva do telejornal mais visto do Brasil ressalta sua virtude.
 
No Instagram, onde possui 1,1 milhão de seguidores, Renata posta conteúdo poético. Um antídoto contra a negatividade dominante na maioria das redes sociais. São fotos de flores que enfeitam sua casa, paisagens, pinturas, animais. Registros de viagens, pratos de comida caseira, detalhes de decoração, objetos do cotidiano. Nas selfies, as características peculiares da jornalista: pouca maquiagem, naturalidade, olhar intenso.

A âncora e editora-executiva do ‘JN’ revela inspirado senso estético ao se fotografar e registrar momentos do dia a dia
A âncora e editora-executiva do ‘JN’ revela inspirado senso estético ao se fotografar e registrar momentos do dia a dia
Foto: Reprodução

Nos comentários, incontáveis elogios e até declarações de paixonite. Ela é chamada várias vezes de “Julia Roberts brasileira”. “A mais linda da Globo”, escreveu um admirador. Há também, em menor número, contestação e hostilidade. A hashtag #GloboLixo aparece. “Por que esse ódio todo com Bolsonaro?”, questionou um eleitor do presidente. Ainda que seja um alvo, a âncora não sofre o mesmo linchamento virtual sofrido por Bonner, obrigado a abandonar as redes sociais para preservar a si mesmo e a família.

Reservada, avessa às futilidades da fama, Renata Vasconcellos demonstra viver um estilo de vida singelo. Gosta de se cercar de coisas bonitas, preserva recordações de família, busca refúgio no campo sempre que possível, não se priva de um doce de vez em quando, aprecia a companhia de cães, lê muito a fim de compreender o passado e se preparar da melhor maneira para o futuro... “Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples”, escreveu o poeta Manuel Bandeira (1886-1968). A mulher por trás da poderosa âncora de TV indica saber bem o que é isso.

 

 

Veja também:

Saiba tudo sobre os 14 participantes do 'BBB21'
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade