'Avenida Brasil 2' não é a primeira: Globo já usou número 2 em continuação de novela e até cogitou outra sequência que nunca saiu do papel
'Avenida Brasil 2' resgata tradição curiosa da Globo: emissora já teve outra continuação com número 2 — e uma segunda parte que nunca foi ao ar
A Globo confirmou para 2027 a estreia de Avenida Brasil 2, apostando na força da marca em vez de criar um título novo, como o provisório Filhos do Divino. A decisão é incomum na emissora, que costuma dar nomes inéditos a sequências — a exemplo de Êta Mundo Melhor!, No Rancho Fundo e Esperança (antiga Terra Nostra 2). A única exceção recente similar foi Verdades Secretas II, em 2021, que utilizou algarismos romanos, tornando o uso do numeral arábico na nova produção um movimento inédito e ousado.
Com a confirmação de 'Avenida Brasil' 2' no horário nobre em 2027, é possível perceber uma aposta ousada da Globo na sequência de suas novelas. Em vez de criar um novo título para a continuação de 'Avenida Brasil', a emissora optou por assumir de vez a força da marca criada por João Emanuel Carneiro.
A produção, que tinha 'Filhos do Divino' como título provisório, chegará à televisão como 'Avenida Brasil 2'. E a escolha é mais curiosa do que parece.
Isso porque, na história recente da Globo, continuações de novelas normalmente não recebem o numeral correspondente à obra original. O caso mais próximo e praticamente único é 'Verdades Secretas II', continuação de 'Verdades Secretas', exibida originalmente em 2021.
Mesmo assim, a produção utilizou o numeral em algarismos romanos, seguindo uma apresentação diferente de Avenida Brasil 2.
As demais sequências adotaram títulos próprios. Um dos exemplos mais recentes é 'Êta Mundo Melhor!', continuação de 'Êta Mundo Bom!', novela de Walcyr Carrasco exibida originalmente em 2016.
A mesma estratégia foi usada em outras produções. 'No Rancho Fundo', por exemplo, funciona como uma espécie de continuação de 'Mar do Sertão', enquanto 'Nos Tempos do Imperador' deu sequência a 'Novo Mundo'. Em ambos os casos, a Globo preferiu criar um novo nome em vez de simplesmente colocar um '2' na produção.
Pode-se dizer que 'Terra Nostra' 2 quase saiu do papel. A vênus platinada cogitou a continuação, mas preferiu criar 'Esperança', três anos após o sucesso ...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.